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FILOSOFIA - MÓDULO 01 -

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Por:   •  14/3/2015  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  1.825 Visualizações

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1. (Ufsj 2013) A construção de uma cosmologia que desse

uma explicação racional e sistemática das características do

universo, em substituição à cosmogonia, que tentava explicar

a origem do universo baseada nos mitos, foi uma preocupação

da Filosofia

a) medieval.

b) antiga.

c) iluminista.

d) contemporânea.

2. (Ufu 2013) A atividade intelectual que se instalou na Grécia

a partir do séc. VI a.C. está substancialmente ancorada num

exercício especulativo-racional. De fato, “[...] não é mais uma

atividade mítica (porquanto o mito ainda lhe serve), mas

filosófica; e isso quer dizer uma atividade regrada a partir de

um comportamento epistêmico de tipo próprio: empírico e

racional”.

SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-socráticos. Porto Alegre:

EDIPUCRS, 1998, p. 32.

Sobre a passagem da atividade mítica para a filosófica, na

Grécia, assinale a alternativa correta.

a) A mentalidade pré-filosófica grega é expressão típica de um

intelecto primitivo, próprio de sociedades selvagens.

b) A filosofia racionalizou o mito, mantendo-o como base da

sua especulação teórica e adotando a sua metodologia.

c) A narrativa mítico-religiosa representa um meio importante

de difusão e manutenção de um saber prático fundamental

para a vida cotidiana.

d) A Ilíada e a Odisseia de Homero são expressões culturais

típicas de uma mentalidade filosófica elaborada, crítica e

radical, baseada no logos.

3. (Uem 2013) “Para referir-se à palavra e à linguagem, os

gregos possuíam duas palavras: mythos e lógos.

Diferentemente do mythos, lógos é uma síntese de três ideias:

fala/palavra, pensamento/ideia e realidade/ser. Lógos é a

palavra racional em que se exprime o pensamento que

conhece o real. É discurso (ou seja, argumento e prova),

pensamento (ou seja, raciocínio e demonstração) e realidade

(ou seja, as coisas e os nexos e as ligações universais e

necessárias entre os seres). [...] Essa dupla dimensão da

linguagem (como mythos e lógos) explica por que, na

sociedade ocidental, podemos comunicar-nos e interpretar o

mundo sempre em dois registros contrários e opostos: o da

palavra solene, mágica, religiosa, artística e o da palavra leiga,

científica, técnica, puramente racional e conceitual.”

(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 187-

188).

A partir do texto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) O mythos é uma linguagem que comunica saberes e

conhecimentos.

02) As coisas próprias do domínio religioso são inefáveis, ou

seja, não podem ser pronunciadas e ditas pela linguagem

humana.

04) O mythos não possui o mesmo poder de convencimento e

de persuasão que o lógos.

08) O lógos é, ao mesmo tempo, o exercício da razão e sua

enunciação para os seres humanos.

16) O lógos é muito mais do que a palavra, é a expressão das

qualidades essenciais do ser, a possibilidade de conhecer

as coisas nos seus fundamentos primeiros.

4. (Ueg 2013) O ser humano, desde sua origem, em sua

existência cotidiana, faz afirmações, nega, deseja, recusa e

aprova coisas e pessoas, elaborando juízos de fato e de valor

por meio dos quais procura orientar seu comportamento

teórico e prático. Entretanto, houve um momento em sua

evolução histórico-social em que o ser humano começa a

conferir

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