FILOSOFIA É UMA CIÊNCIA?
Ensaios: FILOSOFIA É UMA CIÊNCIA?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANAPAULAFREIRE • 6/5/2014 • 371 Palavras (2 Páginas) • 568 Visualizações
A FILOSOFIA É UMA CIÊNCIA? POR QUÊ?
Na antiguidade, a filosofia confundia-se com a ciência; ou melhor, a ciência não se distinguia da filosofia; a ciência moderna com seu ideal de medida e verificação e seus métodos rigorosos ainda não havia nascido, e já a palavra filosofia designava o conjunto do saber.
No decorrer da história, entretanto, as diversas ciências que se confundiam com a filosofia separaram-se, como ramos de um tronco comum, dessa filosofia inicialmente considerada como saber universal. A quem diga que esta é a mãe da ciência, pois, à medida que ia aumentando o conhecimento, foi surgindo à necessidade de especialização em determinados campos problemáticos – os números, o movimento, os seres vivos, etc., o que foi levando ao surgimento das diversas ciências a partir da Filosofia.
A filosofia não é a adição das ciências, ela, dizia Thibaudet, "não é a ciência de tudo, mas a ciência do todo"; isto é, uma visão unificada do mundo que encontra seus elementos nas diversas ciências que exploram, cada uma, um domínio particular.
Todavia, a ciência não pode substituir a filosofia: dizia Brunschvicg, "esta é a ciência dos problemas resolvidos".
A ciência constrói todo um edifício de teorias. A filosofia escava sob suas construções para explicar seus fundamentos. Enquanto o sábio procede por construções, o filósofo procede por escavações.
Segundo Jaspers, a filosofia não tem objeto de estudo, sendo assim ela não é uma ciência e sim um saber. Ela a tudo tenta investigar, entender, analisar não se limitando a um objeto, embora sempre tivesse interesse em integrar a ciência ao pensamento filosófico na medida em que, para Jaspers, as ciências são por si só insuficientes e necessitam do exame crítico que só pode ser dado pela filosofia.
Portanto, ocorre que, a filosofia não traz essa certeza sobre a verdade, não possui essa o caráter de solucionar um problema de forma a torná-lo incontestável, como ocorre com as ciências. Na realidade a filosofia traz questionamentos e impulsiona o filosofo a buscar a verdade, sendo que essa verdade esta sempre em progresso. Devido a este caráter de mutabilidade das respostas que a filosofia traz para aquele que a estuda, acaba-se por acreditar que o pensamento filosófico possui menor importância que o técnico-científico.
...