FIlosofia
Monografias: FIlosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BabiLinda • 1/4/2014 • 437 Palavras (2 Páginas) • 6.870 Visualizações
1) O que é significado no uso cotidiano que fazemos das palavras lógica e lógico? Que noções estão pressupostas nesse uso?
Exemplo (de frase) como usar lógico no nosso quotidiano: é logico que isso nao e assim que se faz! Nao ha como usar lógica porque e derivado do lógico. Na frase em cima e uma logica.
2) Qual foi o conflito entre a filosofia de Heráclito e a de Parmênides?
Parmênides considera que tudo permanece inalterado e Heráclito considera que tudo é um eterno vir a ser. A dualidade das ideias gerou o antagonismo e os conflitos, eles possibilitaram as discussões.
3) Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito e de Parmênides suscitaram o aparecimento da lógica?
No momento de seu apogeu, isto é, na época de Platão e Aristóteles, a filosofia oferece as duas soluções mais importantes para o problema da contradição-mudança e identidade-permanência dos seres. Não vamos falar dessas duas filosofias, mas destacar um aspecto de cada uma relacionado com o surgimento da lógica.
4) O que é a dialética platônica?
É um procedimento intelectual e linguístico que parte de alguma coisa que deve ser separada ou dividida em dois ou duas partes contrárias ou opostas, de modo que se conheça sua contradição e possa determinar qual dos contrários é verdadeiro e qual é falso.
5) O que é analítica ou lógica aristotélica?
É um conjunto de procedimentos de demonstração e prova. Trata-se de uma via alternativa à dialética platônica que, para Aristóteles, não é um procedimento seguro para o pensamento e a linguagem da filosofia e da ciência, pois tem como ponto de partida as meras opiniões contrárias dos debatedores, e a escolha de uma opinião em de outra não garante que se possa chegar à essência da coisa investigada.
6) Quais as diferenças entre a dialética platônica e analítica ou lógica aristotélica?
A dialética platônica é o exercício direto do pensamento e da linguagem, um modo de pensar que opera com os conteúdos do pensamento e do discurso. A lógica aristotélica é um instrumento para o exercício do pensamento e da linguagem, oferecendo-lhe meios para realizar o conhecimento e o discurso. Para Platão, a dialética é um modo de conhecer. Para Aristóteles, lógica é um instrumento para o conhecer.
A dialética platônica é uma atividade intelectual destinada a trabalhar opiniões contrárias e contradições para superá-las, chegando à identidade da essência ou da idéia imutável. A lógica aristotélica oferece procedimentos que devem ser empregados naqueles raciocínios que se referem a todas as coisas das quais possamos ter um conhecimento universal e necessário, e seu ponto de partida não são opiniões contrárias, mas princípios, regras e leis necessários e universais do pensamento.
...