FIlosofia
Pesquisas Acadêmicas: FIlosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 3mmmb • 21/9/2014 • 1.221 Palavras (5 Páginas) • 571 Visualizações
Objetivos
• Entender o que é Estética e suas bases Filosóficas; os princípios de uma análise estética.
• Discutir sobre os principais pensadores da Antiguidade grega e suas concepções sobre Arte e Estética, assim como sobre a intersecção entre Estética e manifestações artísticas na escultura, pintura e teatro gregos.

© Plano de Ensino (PE)/Guia de Estudos (GE)
11

• Avaliar os principais aspectos da História, da Arte e da Estética na Idade Média, compreendendo o desdobramento filosófico das reflexões acerca da arte medieval, ou seja, de que maneira o Neoplatonismo e o pensamento escolástico influenciaram a arte da Idade Média e foram por ela influenciados.
• Investigar quais as teorias estéticas e as obras de arte que surgiram no Renascimento, assim como os principais autores que nortearam os estudos sobre o Renascimento.
Descrição da atividade
Para a realização desta atividade, você deverá ler três capítulos do livro de Harold Osborne Estética e Teoria da Arte. Os capítulos são: 1. O Conceito Clássico da Arte; 2. O Naturalismo 1; e 3. O Naturalismo 2. Após a leitura, você deverá elaborar um Mapa Conceitual para cada capítulo. Nesse mapa deverão constar o conceito e uma breve descrição desse conceito. Por exemplo:
Para facilitar a elaboração, acesse os sites relacionados a seguir, baixe o programa e assista a um vídeo com orientações sobre como elaborar um Mapa Conceitual.
• 4SHARED. Programa WinCmapTools_v5.04.02_05-13-11. Disponível em: <http:// www.4shared.com/file/aDBWT_FW/wincmaptools_v50402_05-13-11.html>. Acesso em: 25 jul. 2013.
• YOUTUBE. Mapas Conceituais - utilizando o Cmap Tools. Disponível em: <http://www. youtube.com/watch?v=uJaT9LlKvn4>. Acesso em: 25 jul. 2013.
O que preciso fazer?
Projeto de Prática –––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
1. Descrição do Projeto
Como vimos, o ideal estético está intimamente associado à ideia de beleza, ou seja, nos remete a um ideal de perfeição corporal. No entanto, devemos transcender essa aparente subjetividade e avaliar o que cada época toma como sendo "belo", pois (embora já tenha se tornado lugar comum) o que é belo para uma época é feio para outra.
Há muito tempo, no entanto, o belo foi deixado de lado, principalmente depois da chegada da fotografia, pois a arte se desprendeu da representação naturalista da realidade, uma vez que, para esse fim, havia um meio mecânico. Com a arte se distanciando cada vez mais da realidade, digamos, física, quem estuda estética deve tentar entender essas mudanças. Mas uma mudança muitas vezes difícil de assimilar é que a obra de arte está intimamente relacionada a uma pluralidade de linguagens e possibilidades. E isso ocorreu com a chamada Arte Contemporânea.
A Arte Contemporânea é essencialmente conceitual, seu valor estético não está apenas na forma, mas sim no processo, no conteúdo, na crítica e na história pessoal do artista. Portanto, não basta apenas olharmos para a obra e julgá-la. Muitas vezes, ela parecerá estranha, mas isso se deve ao fato de os artistas estarem constantemente reavaliando seus pressupostos estéticos, seus materiais, suas técnicas e mesmo as instituições, os públicos e os sistemas ideológicos que ordenam o universo estético.
Portanto, a Arte Contemporânea tornou-se cada vez mais desafiadora para o artista e para o público. Deste modo, a proposta deste Projeto de Prática é fazer com que você perceba, criando uma obra conceitual, que a arte contemporânea desprendeu-se completamente de sua base formal, ganhando liberdade nunca antes atingida, pois seu valor não está apenas na forma, mas em todo o processo.
2. Público-alvo
Aluno dos cursos de Graduação - EaD.
3. Objetivos
Compreender o processo pelo qual um objeto passa a ser mais significativo do que expor um quadro muito bem pintado em um museu.
Estimular a construção de uma visão sólida a respeito da estética contemporânea.
Reconhecer algumas das características que fazem das obras de arte contemporâneas itens aptos a serem expostos como tal, apesar dos preconceitos, das polêmicas e dos mal-entendidos acerca de grande parte delas.
Reconhecer a importância dos "conceitos" na estética contemporânea.
Exercitar, para fins críticos e pedagógicos, a capacidade de o aluno se colocar verdadeiramente "no lugar" de um artista contemporâneo, utilizando-se de algumas das ferramentas a ele disponíveis para a produção de uma obra que reflita a infinidade de possibilidades da Arte nos dias atuais.
Desenvolver, a partir do exercício de se colocar "no lugar" de um artista contemporâneo, a habilidade de reflexão sobre a estética do nosso tempo.
4. Realização e postagem
A Prática deverá ser realizada individualmente, o que não impede que os alunos se reúnam em grupo para discussão. Cabe observar que cada aluno deverá desenvolver e postar o seu próprio projeto na Sala de Aula Virtual (SAV), na ferramenta Prática (Portfólio).
Observação: não será permitida a entrega de textos iguais. 5. Carga horária
Entre em contato com seu tutor para obter informações referentes à carga horária prevista para esta atividade de prática.
6. Metodologia
Fase 1: formulação conceitual
Formule um conceito para uma obra de arte conceitual. Quando expôs seu urinol, por exemplo, Duchamp quis
© Plano de Ensino (PE)/Guia de Estudos (GE)

...