Familia A Base De Tudo
Casos: Familia A Base De Tudo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciaahorn • 7/11/2013 • 425 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
A BASE DE TUDO: FAMILIA
A família é considerada uma instituição social responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos perante a sociedade. Ela motiva um determinado estilo nas sociedades, em relação a décadas atrás sofreu grande metamorfose o pai, chefe de família, perdeu seu lugar na década se sessenta, e varias outras mudanças sociais deixaram principalmente os filhos desamparados ser ter mais a tradição de valores hereditários. Contudo a construção de um lar com regras e lazer proporcionais ajuda certamente os filhos das próximas gerações terem um alicerce para a continuidade da vida.
Tradicionalmente a família que é lembrada nos dias atuais pois marcou e predominou a historia traz a ideia de um marido provedor que sustenta o lar, enquanto a mulher cuida da casa e dos filhos, é uma família centrada e conservadora, os pais geralmente decidiam a profissão dos filhos e com quem eles iriam se casar. Os laços de sangue eram mais importantes e o interesse econômico prevalecia sobre os vínculos do amor Ao decorrer do tempo isso se tornou datário.
As mudanças sociais sempre mechem na estrutura da família, prova disso foi a inversão dos sexos após a revolução industrial, onde a mulher teve que ir para o mercado de trabalho. O surgimento da pílula anticoncepcional também desvinculou a mulher da maternidade que então deixou de ser destino e se tornou uma opção. As guerras e protestos violentos tornam a família mais frágil ainda, não tendo mais chefe de família e a ausência cada vez maior da mãe deixam os filhos desamparados.
A chamada família contemporânea nasce de todas essas mudanças. O pai desolado sem ter mais seu lugar de líder começa a se ocupar de atividades domesticas, obrigações que sempre foram de mulheres. As mulheres por sua vez trazem o pão para dentro de casa, dividem as contas, mais tanto o pai quanto a mãe não tem mais autoridade sobre os filhos, são ausentes e os valores a serem passados ficam por conta das escolas. As decisões dos filhos que sempre tinham a interversão do pai, ficam dor conta de si mesmos. Os pais só dizem que querem ver os filhos felizes ou seja não dizem nada.
Em suma, um lar com regras determinadas, com lazer e participação dos pais na vida dos filhos com certeza dará uma base para as próximas gerações, ensinar a ter amor ao próximo é o mais importante para que sempre que a tradição dos valores falte o amor prevaleça.
...