Filosofia
Dissertações: Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Uiara • 2/10/2013 • 1.946 Palavras (8 Páginas) • 5.119 Visualizações
O QUE QUER DIZER A PALAVRA CRÍTICA?
É a capacidade de julgar, decidir, escolher, isso tudo sem pré-juízos, sem preconceitos. A atitude crítica exige, portanto, o trabalho de estudar, de procurar saber.
COMO É PENSAR DE FORMA CRÍTICA?
Pensar de forma crítica é saber defender as nossas opiniões com argumentos rigorosos, claros e sistemáticos.
O QUE É O PENSAMENTO CRÍTICO?
O pensamento crítico é o pensamento que sabe usar os instrumentos argumentativos à nossa disposição, que são disponibilizados pela lógica formal e informal. Pensar criticamente é saber sustentar as nossas opiniões com argumentos sólidos e não cometer falácias nem basear as nossas opiniões em jogos de palavras e em maus argumentos de autoridade.
QUANDO PASSAMOS DA ATITUDE COSTUMEIRA À ATITUDE FILOSÓFICA?
A partir do momento em que não mais aceitamos os conceitos e opiniões já estabelecidas e procuramos indagar o que são as crenças e sentimentos que alimentam nossa existência abandonamos a atitude costumeira e adotamos a atitude filosófica.
QUE SIGNIFICA DIZER QUE A FILOSOFIA SE VOLTA PREFERENCIALMENTE PARA OS MOMENTOS DE CRISE OU CRÍTICOS?
Entramos em crise quando nossas crenças se contradizem ou são incompatíveis. E é o momento do “despertar”, em que algumas pessoas sentem-se impelidas a indagar qual a origem, o sentido e a realidade de suas crenças.
PORQUE SE PERGUNTA “PARA QUE FILOSOFIA”?
Consideramos que algo só deve existir se tiver finalidade clara e utilidade imediata, já que o senso comum não encontra finalidade na Filosofia, todo mundo acha muito natural perguntar: “Para que filosofia?”
PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?
Serve para compreendermos melhor a estrutura conceptual que usamos no dia-a-dia, na ciência, nas artes e na religião.
QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS PERGUNTAS QUE CARACTERIZAM A ATITUDE FILOSÓFICA?
A atitude filosófica é caracterizada por três perguntas: 1) Perguntar o que é (buscando o significado das coisas); 2) Perguntar como é (buscando a estrutura das coisas); 3) Perguntar por que é (buscando a origem e o valor das coisas).
O QUE É E COMO É A REFLEXÃO FILOSÓFICA?
Reflexão é o movimento de retorno a si mesmo. A Reflexão filosófica é o movimento em que o pensamento retorna a si mesmo como fonte do pensado, buscando averiguar como é possível a existência desse mesmo pensamento ou conhecimento.
QUAIS OS TRÊS CONJUNTOS DE QUESTÕES QUE ORGANIZAM A REFLEXÃO FILOSÓFICA?
A reflexão filosófica é organizada por conjuntos de questões: 1) de causa ou motivo: Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? 2) de conteúdo ou sentido: O que queremos pensar quando pensamos, dizer quando falamos, fazer quando agimos? 3) de intenção ou finalidade: Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?
EXPLIQUE O QUE É A FILOSOFIA COMO SABER A RESPEITO DA REALIDADE EXTERNA AO PENSAMENTO E ACERCA DA REALIDADE INTERNA AOS SERES HUMANOS.
A atitude filosófica inicia-se indagando “O que é?”, “Como é?”, “Por que é?”, dirigindo-se ao mundo exterior ao pensamento. Em contrapartida, a reflexão filosófica indaga o “Por quê?”, “O quê?”, e “Para quê?” dirigindo-se ao próprio pensamento do homem.
O QUE SIGNIFICA DIZER QUE A FILOSOFIA É UM PENSAMENTO SISTEMÁTICO OU UMA INTERROGAÇÃO SISTEMICA?
Significa dizer que não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”. A Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, buscando encadeamentos lógicos entre os enunciados.
EXPLIQUE BREVEMENTE AS TRÊS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE FILOSOFIA QUE NÃO PODEMOS ACEITAR INTEIRAMENTE.
1)Filosofia como visão de mundo: conjunto de valores, ideias e práticas adotada por uma sociedade; 2) Filosofia como sabedoria de vida: Conduzir-nos a uma vida justa e feliz e ensinar-nos através da contemplação do mundo. 3) Filosofia como esforço para dar sentido ao universo: Provar que o universo é dotado de sentido racional através do conhecimento de toda a realidade.
EXPLIQUE A DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CRÍTICA DOS CONHECIMENTOS E DAS PRÁTICAS
Como fundamentação teórica e crítica, a Filosofia ocupa-se com os princípios, as causas e condições do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro, investigando e interpretando o significado das ideias gerais.
EXPLIQUE POR QUE A ATIVIDADE FILOSÓFICA É UMA ANÁLISE, UMA REFLEXÃO E UMA CRÍTICA.
A atividade filosófica é uma análise (das condições e princípios do saber e da ação) uma reflexão(volta do pensamento sobre si mesmo pare conhecer-se como capacidade para o conhecimento, a linguagem, o sentimento e a ação e uma crítica(avaliação racional entre a verdade e a ilusão.)
QUAIS AS INDAGAÇÕES DA FILOSOFIA SEGUNDO KANT
Para Immanuel Kant as indagações fundamentais seriam: 1) Que podemos saber? (sobre o conhecimento); 2) Que podemos fazer? (sobre a ação e expressão); 3) Que podemos esperar? (sobre os fundamentos da religião)
QUAL A UTILIDADE DA FILOSOFIA
Já que não há expectativa alguma de que a filosofia contribua diretamente para a produção de riqueza material, a filosofia existe como uma fonte de realização e felicidade para aqueles que buscam a verdade e a contemplação da realidade.
QUIAS OS PARALELOS QUE PODEMOS ESTABELECER ENTRE O PERSONAGEM NEO, DO FILME MATRIX E O FILÓSOFO SOCRATES?
A maior semelhança entre Neo e Sócrates é a de que ambos travaram grandes batalhas mentais em suas jornadas ao desconfiar da realidade pré-estabelecida diante dos seus sentidos. Também podemos citar o fato de Sócrates afirmar ser instigado por um espírito interior, assim como Neo era com Morpheus.
MITO DA CAVERNA
Como Platão representa a realidade na Alegoria da Caverna?
Segundo Platão, a realidade é apresentada por dois níveis: um inferior, de sombras e reflexos na parede da caverna e o nível superior, de realidades verdadeiras e concretas, palpáveis, produtoras
...