Filosofia
Casos: Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wilson1965 • 16/10/2013 • 662 Palavras (3 Páginas) • 1.032 Visualizações
ATIVIDADE 02 - FILOSOFIA GREGA CLÁSSICA
QUESTÕES:
1. Em que medida a filosofia de Parmênides de Eléia e Heráclito de Éfeso representa(va)m correntes de pensamento rivais na filosofia grega antiga?
A filosofia de Parmênides de Eléia e Heráclito de Éfeso são pensamentos rivais a filosofia grega antiga, pois Heráclito de Éfeso acredita na mudança continua, porem não em uma mudança continua desregrada, mas sim dentro de uma logica (o Logos), ou seja, através uma cadeia de razões. Já Parmênides de Eléia, defende a ideia de imutabilidade, mas dentro de um plano logico, linguístico, ontológico (teoria do ser) e tem por base de sua filosofia “que é, é, o que não é, não é”. Este dois pensadores são rivais a filosofia grega porque esta se baseia na “physis”, a palavra grega que busca sintetizar o que é eterno, aquilo que onde tudo surge, nasce, brota. Sendo que muitos dos pensadores gregos acreditavam que existe um elemento básico para existência de tudo.
2. De que maneira o pensamento de Parmênides e Heráclito foram absorvidos pela filosofia (dua-lista) platônica?
A Filosofia Platônica absorve o pensamento de Parmênides e Heráclito porque Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira segue o pensamento de Parmênides e assume que a realidade é imutável, igual a si mesma. A segunda segue o pensamento de Heráclito onde todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível.
3. Por que a característica dominante do pensamento platônico é o dualismo?
O pensamento dualista de Platão é em consequência de seu pensamento ser baseado na percepção pelo contato de dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível, sendo o desenvolvimento da teoria das ideias a explicação da junção de dois pensamentos opostos baseados no pensamento de Parmênides e Heráclito. A Teoria das Ideias é baseada no conceito que tudo está em constante movimento e a estaticidade é uma ilusão, porem a essência do ser não pode ser mudado, pois algo que é não pode deixar de ser e algo que não é, não pode passar a ser; assim, não há mudança.
4. Em que medida a alegoria da caverna platônica pode ser considerada uma pedagogia para a verdade?
A alegoria da caverna pode ser considerada uma pedagogia para a verdade, porque Platão caracteriza a volta à caverna, como a missão politico-pedagógico do filosofo em não contentar-se em atingir o saber, mas mostrar a existência de uma realidade superior e motivar seus companheiros a percorrer o caminho para adquirir o mesmo conhecimento, mesmo que corra o risco de ser incompreendido.
5. De que modo o pensamento aristotélico se diferencia – e supera – do/o pensamento platônico?
Aristóteles discorda da filosofia de Platão, pois Platão concebia a existência de dois mundos: a inteligível e a sensível. O inteligível é aquele que apreendido por nossos sentidos (o mundo concreto, em constante mutação); e outro mundo sensível, o das ideias, acessível somente pelo intelecto, imutável
...