Filosofia
Pesquisas Acadêmicas: Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreanesousa • 6/11/2013 • 362 Palavras (2 Páginas) • 477 Visualizações
fPASSO 02 Comparar suas características e diferenças, anotando, em forma de tópicos, os principais pontos observados pelo grupo, dos dois documentos lidos.
PASSO 03 ; Identificar o tipo de solidariedade social presente na obra de Émile Durkheim. Esclarecer as semelhanças existentes nos princípios de direitos individuais das duas declarações de sociedades diferentes.
Passo 4
Redigir um texto dissertativo de uma ou duas páginas, argumentando de modo a evidenciar as semelhanças entre os documentos e determinado tipo de solidariedade social. Este texto será a primeira parte a compor seu relatório final. Escrevê-lo e reservá-lo para a construção final.
1.2 Comparar as características e diferenças das declarações, anotando os principais pontos observados pelo grupo,nos dois documentos lidos.
A característica da declaração dos direitos humanos tem o conceito que as pessoas nascem livres e iguais perante a lei.
A diferença é que a declaração universal dos direitos humanos preocupa-se mais em cuidar do bem estar individual das pessoas, por exemplo: a liberdade de opinião e expressão.Também considera essencial que estes direitos sejam protegidos pelo Estado de Direito.
A características de direitos do Bom Povo de Virgínia expressa o reconhecimento de “direitos inatos” pertencentes a eles, com base e fundamento no governo.A diferença é que visa o bem estar social.
1.3 Identificar o tipo de solidariedade social presente na obra de Emile Durkheim.esclarecer as semelhanças existentes nos princípios de direitos individuais das duas declarações analisadas anteriormente.
A solidariedade social entre os indivíduos foi identificada subdividida e classificada por Durkheim como sendo de dois tipos:
1) solidariedade mecânica - onde o estabelecimento dos laços solidários se dá entre indivíduos semelhantes que comungam os mesmos valores, mesmas crenças e os mesmos costumes. Neste caso a coerência social não provém da diferenciação entre os membros da sociedade, estes se unem mecanicamente sem precisar de um consenso em torno dos vários aspectos da vida coletiva;
2) solidariedade orgânica – tem como base a diferenciação entre os indivíduos que possuem culturas e práticas distintas. Sendo estes indivíduos dessemelhantes e consequentemente exercem diferentes funções e para que haja uma coesão social faz-se necessário o consenso.
Na visão de Durkheim cada tipo de sociedade é correspondente a um determinado de tipo de vida social.
...