Filosofia
Trabalho Universitário: Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellyanne_paula • 19/12/2013 • 1.437 Palavras (6 Páginas) • 737 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo Pg 361
Pg 361
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Filosofia
Enviado por: orlandohortencio 19 outubro 2013
Palavras: 1407 | Páginas: 6
1-O que se quer dizer quando se afirma que “ a ideologia não nasce do nada nem repousa no vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginaria, a práxis social e histórica concetras”?
Quer dizer que há na prática democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber.
2-Que significa afirmar que as ideias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãos vão muito alem de sua regulamentação jurídica formal?
Significa que os cidadãos são sujeito de direitos e que, onde tais direitos não existem nem estejam garantidos, tem o direito de lutar por eles e exigi-los. É esse o cerne da democracia.
3-Explique em que medida um direito difere de uma necessidade ou carência ou de um interesse.
Uma necessidade ou carência é algo particular e especifico. Alguém pode ter necessidade de água, outro de comida. Há tantas necessidades quanto indivíduos, tantas carências quanto grupos sociais. Um direito, ao contrário de necessidade, carência e interesses, não é particular e específico, mas geral e universal, válido para todos os indivíduos, grupos e classes sociais.
4-Com base na resposta da questão anterior, em que momento podemos dizer que uma sociedade – e não um simples regime de governo – é democrática?
Dizemos que uma sociedade (e não um simples regime de governo) é democrática quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.
5-a democracia grega era direta; a moderna é representativa. O que isso significa?
Em Atenas aquele que eram considerados cidadãos participavam diretamente das assembleias e decidiam os rumos políticos da cidade. Havia, portanto, em Atenas, uma democracia direta. Em nossa época, a democracia direta praticamente não existe mais. Os Estados foram ficando, com o tempo, muito complexos, com extensos territórios e populações numerosas. Tornou-se inviável a proposta dos próprios cidadãos exercerem diretamente o poder. Assim, a democracia deixou de ser o governo direto do povo. O que encontramos, atualmente, é a democracia representativa, em que os cidadãos elegem seus representantes políticos para o governo do Estado, que deveriam exercer o poder pelo povo e para o povo.
6-Que se entende por direitos sociais?
Direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Os direitos sociais do homem consistem em: o direito à vida (direitos da mãe, direitos da infância, direito das famílias numerosas); direito à igualdade do homem e da mulher; direito a uma educação digna do homem; direito de imigração e de emigração; direito de livre escolha para aderir às diversas associações econômicas, políticas e culturais, boas condições de trabalho, transporte e lazer.
7-Que é privatização? E desregulação? Em que medida afetam o modo de produção capitalista?
O abandono das políticas sociais chama-se privatização, e o do planejamento econômico, desregulação. Ambas significam: o capital é racional e pode, por si mesmo, resolver os problemas econômicos e sociais. Além disso, o desenvolvimento espantoso das novas tecnologias eletrônicas trouxe a velocidade da comunicação e da informação e a automação da produção e distribuição dos produtos.
8-Quais os efeitos do rápido desenvolvimento das recente tecnologias eletrônicas da informação no mundo contemporâneo?
Essa mudança nas forças produtivas vem causando o desemprego em massa nos países de capitalismo avançado, movimentos racistas contra imigrante e migrante, exclusão social, política e cultural de grandes massas da população.
9- Com o neoliberalismo, houve um encolhimento da esfera pública e um alargamento da esfera privada. O que isso representa na prática?
Hoje, com a presença da tecnologia de ponta como força produtiva, o capital poder acumular-se e reproduzir-se excluindo cada vez mais as pessoas do mercado de trabalho e de consumo. Não precisa mais de grandes massas trabalhadoras e consumidoras, pode ampliar-se graças ao desemprego em massa e não precisa preocupar-se em garantir direitos econômicos e sociais aos trabalhadores porque não necessita de seus trabalhos e serviços. Por isso o Estado do Bem-Estar Social tende a ser suprido pelo Estado neoliberal, defensor da privatização das políticas sociais.
10-Explique a separação entre dirigentes e executantes na organização industrial do trabalho que se observa na atual divisão social?
No capitalismo da segunda metade do século XX, a organização industrial do trabalho foi feita a partir e uma divisão social nova: a separação entre dirigentes e executantes. Os primeiros são os que recebem a educação cientifica e tecnológica, são considerados portadores de saberes que os tornam competentes e por isso com poder de mando. Os executantes são aqueles que não possuem conhecimentos tecnológicos e científicos, mas sabem apenas executar tarefas, sem conhecer as razões e as finalidades de sua ação. São, por isso, considerados incompetentes e destinados a obedecer.
11-Que é ideologia da competência técnico-científica? Como ela interfere
...