Filosofia.
Tese: Filosofia.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ArrudaAdriana • 14/4/2013 • Tese • 946 Palavras (4 Páginas) • 501 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Filosofia
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Flávio Alexandre Hobold
Nome do aluno:
Data: 01/03/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Leia com atenção o trecho abaixo:
"[...] Tales considerava a água como arkhé, no sentido peripatético de substrato permanente. Contudo, Tales podia efetivamente ter reconhecido que, sendo a água essencial para a subsistência das plantas e da vida animal [...] ele permanece ainda como constituinte básico das coisas. Embora estas ideias fossem profundamente afetadas, direta ou indiretamente, por precedentes mitológicos, o que é certo é que Tales abandonou as formulações míticas; isto, pó si só, justifica a afirmação de ter sido o primeiro filósofo, por muito ingênuo que fosse ainda seu modo de pensar.". (KIRK; RAVEN; SCHOFIELD, 1994, p. 96-97)
Fonte: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os filósofos pré-socráticos: história crítica com seleção de textos. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
Com base no exposto sobre Tales, exponha um argumento favorável a Tales como primeiro filósofo. (10 a 15 linhas)
(Peso: 3 pontos)
Tales era um filósofo que percebia a realidade muito além de seu tempo, elaborou uma nova forma de pensar, diferente do modelo mítico que encontrava explicações sobre a realidade dos deuses. Suas investigações eram baseadas na observação das coisas, o primeiro que afirma ser a água o elemento primordial. Não se sabe porque, talvez por ser o único elemento que se encontra na natureza nos três estados, sólido, líquido e gasoso; talvez influenciado por antigos mitos do Egito e da Mesopotâmia, civilizações de regiões áriadas e que se desenvolveram em deltas e rios e onde por isso mesmo a água aparece como fonte da vida. Porém, o importante na contribuição de Tales não é tanto a escolha da água, mas a própria idéia de elemento primordial, que dá unidade à natureza.
2) Leia com atenção o dito abaixo:
"Sócrates - A minha arte obstétrica tem atribuições iguais às das parteiras, com a diferença de eu não partejar mulher, porém homens, e de acompanhar as almas, não os corpos, em seu trabalho de parto. Porém a grande superioridade da minha arte consiste na faculdade de conhecer de pronto se o que a alma dos jovens está na iminência de conceber é alguma quimera e falsidade ou fruto legítimo e verdadeiro. Neste particular, sou igualzinho às parteiras: estéril em matéria de sabedoria, tendo grande fundo de verdade a censura que muitos me assacam, de só interrogar os outros, sem nunca apresentar opinião pessoal sobre nenhum assunto, por carecer, justamente, de sabedoria.". (PLATÂO, 2001, p. 10)
Fonte: PLATÃO. Teeteto. 2001. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2012.
Com base no exposto por Sócrates e em sua respectiva teoria sobre como ocorre o
'interrogar' como adequado ao filosofar. (10 a 15 linhas)
(Peso: 4 pontos)
Sócrates acreditava que o homem possuía idéias em sua mente e que poderiam ser expostas e encontradas através
...