Filosofia
Artigos Científicos: Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raahm • 8/8/2014 • 347 Palavras (2 Páginas) • 2.732 Visualizações
Que significa afirmar que a razão e o pensamento operam obedecendo as leis, principais e regras universais?
Significa dizer que tudo se relaciona à aplicação dos princípios da ética e moral, pois sua razão faz com que você siga as leis universais, e sua moral age dizendo que esse é o certo à se fazer, não contradizer o que lhe é imposto a seguir são os princípios que sua própria consciência adota como certo.
9 – Qual a diferença entre o acaso na natureza e o possível nas ações humanas?
O acaso é o encontro entre coisas que em si são necessárias. O possível acontece por deliberação humana. Trata-se de uma escolha. O acaso não nos dá opção de escolha. A diferença entre o necessário e o contingente, e neste, a diferença entre o acaso e o possível. Evitando assim o fatalismo e a ilusão de que podemos tudo o quanto quisemos. Necessário- acontece independentemente da nossa escolha.
Também não está em nosso poder de escolha (encontro de acontecimentos necessários)
Possível – livre arbitramento.
10 – Para ação humana, qual é a diferença entre necessidade, contingência e possível ?
11 – Resuma os principais legados da Filosofia grega para o pensamento ocidental.
A ideia de que o conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais e necessários do objeto conhecido e deve demonstrar sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais. O conhecimento não é algo imposto, deve ser compreendido. E só pode ser verdadeiro quando explicado racionalmente.
• A natureza segue uma ordem necessária. Opera obedecendo leis e princípios necessários – não poderia ser diferente - e universais – estão em toda parte e a todo tempo. Essa ideia deu origem a Cosmologia – conhecimento racional do universo.
• Estas leis podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. Não se trata de um mistério.
• O nosso pensamento também segue princípios, leis, regras e normas universais e necessárias. Somos racionais, coerente e temos capacidade de distinguir o verdadeiro do falso. Estabelecemos a diferença entre a ilusão e a verdade.
• A ideia de que o ser humano é livre em suas escolhas
...