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Filosofia

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Por:   •  20/9/2014  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  1.166 Visualizações

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A filosofia, do ponto de vista pólo analítico, é aquela atividade reflexiva, realizada, através de análise e de crítica, pelo ser pensante, no exame do significado e dos fundamentos de conceitos, crenças, convicções e pressuposições básicas, mantidos por ele próprio ou por outros seres pensantes. Por exemplo: o objeto de reflexão do cientista natural é, em linhas gerais, a natureza; o do historiador é a história; e assim por diante.

O que é filosofia da educação?

A filosofia da educação é uma área do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do sistema educativo, sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. A filosofia da educação, como aqui caracterizada, é uma atividade reflexiva de segunda ordem, que tem como objeto as reflexões de primeira ordem feitas sobre os vários aspectos do processo educacional; a teoria educacional é uma atividade reflexiva de primeira ordem, no nosso entender, que tem por objeto básico a realidade educacional e não reflexões que tenham sido feitas sobre esta realidade; estas reflexões servirão de subsídios ao teórico da educação para que este elabore suas próprias conclusões, mas ele tem, basicamente, que "debruçar-se sobre a realidade educacional", para entendê-la, explicá-la, criticá-la e propor sua reformulação. Enfim, parece inútil multiplicar os exemplos; se a filosofia da educação é uma área relevante da filosofia, tão relevante como as outras — e já vimos que sim — então vale a pena ensinar a história das teorias educacionais de natureza filosófica no ensino — no bom ensino, sublinho — da história da filosofia em geral, exactamente da mesma maneira que é necessário ensinar a história das teorias éticas, políticas ou epistemológicas.

Qual a relacao entre filosofia analitica e filososfia da educacao?

Entretanto, a filosofia da educação dos últimos tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se nas discussões filosóficas contemporâneas que propiciam a articulação entre diferentes perspectivas teóricas. A disciplina, antes restrita a filosofia do continente, passou experimentar as vantagens e as desvantagens das transformações filosóficas americanas, envolvendo-se na discussão analíticos versus continentais. A filosofia analítico pragmática foi difundida sobretudo nos Estados Unidos, na Holanda e na Grã-Bretanha, sendo Trevisan et al. – Filosofia da Educação a partir do Diálogo entre Analíticos e Continentais 94 apresentada, inicialmente, com uma fundamentação lógica e relacionada com a ciência, e a filosofia continental difundida na Europa, ligada a pensadores hermeneutas, fenomenólogos, existencialistas e frankfurtianos, com uma fundamentação voltada aos estudos históricos.

O que é episteme?

episteme é o termo grego que se traduz por "conhecimento". É o conjunto de ensinamentos de Aristóteles e Thales de Mileto, que pode vincular um determinado momento, as práticas discursivas que dão origem a certas figuras epistemológicas.

pode haver educação sem que haja ensino?

Não, para que haja educação é necessário que algo se aprenda de uma forma orientadae dirigida.

O autor propõe dividir o estudo e a reflexão em partes, mas a sua conclusão, baseada na própriadefinição da educação proposta, é de que a educação é o processo através do qualindivíduos aprendem e compreendem certos conteúdos considerados valiosos. Não épossível, pois, que haja educação sem que haja aprendizagem.Na quarta parte do artigo, o autor explora tanto a educação formal quanto a informal e aquestão dos objetivos da educação.Após esclarecer as diferenças e importância de cada uma das educações,

Pode haver educação sem que haja aprendizagem

Não, para educar precisa-se do ensino o qual orienta a apredizagem, portanto, para que alguém seja educado necessita de aprender algo relacionado com tal educação.

Pode haver ensino sem que haja educação?

Sim, alguém pode ser motivado a aprender sem ser orientado para formação de sua personalidade.

A resposta é sim, pode haver, tanto ensino quanto aprendizagem sem que haja educação,quanto aos conteúdos ensinados e aprendidos não considerados valiosos. Contudo, podem se não-educacionais, se, por exemplo, levarem ao domínio sem a compreensão. Cita oexemplo de valores adquiridos, absorvidos, em uma determinada cultura, mas não compreendidos.

Pode haver apredizagem sem que haja educação?

Sim, porque a educação necessita do ensino e a aprendizagem pode existir se o ensino, isto é, alguém pode apreder sem ser corrigido.

podehaver aprendizagem sem ensino?

Sim, porque o ensino existe para motivar, dirigir e orientar a aprendizagem

Pode haver ensino sem que haja apredizagem?

R: não, o ensino actua sobre a aprendizagem, isto é, o ensino é a accao criada para orientar a apredizagem. Quem ensina, ensina alguma coisa a alguém.

Cite e explique as implicações que, segundo o autor surgem ao conceituar ensino.

Primeira: O conceito de ensino faz referência a uma situação ou atividade triádica, isto é, de três componentes, quais sejam, aquele que ensina, aquele a quem se ensina, e aquilo que se ensina. Esta conclusão sugere que não é muito apropriado dizer que alguém ensinou a si próprio alguma coisa, sendo, portanto, um auto-didata (o termo "didata" provém do verbo grego didaskein, que quer dizer, exatamente, "ensinar"). Quando dizemos que uma pessoa esta ensinando algo a uma outra pessoa, pressupomos que a primeira saiba (ou domine) o que está ensinando e que a segunda não saiba (ou domine) o que está sendo ensinado. Se há, porém, apenas uma pessoa em jogo, mais um certo conteúdo, ou esta pessoa já sabe (ou domina) este conteúdo, em cujo caso

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