Filosofia
Pesquisas Acadêmicas: Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1320254 • 19/3/2015 • 398 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
1- Enumere os principais traços da filosofia nascente.
- Tendência à racionalidade.
- Tendência à oferecer respostas conclusivas para os problemas;
- Exigência de que o pensamento apresenta suas regras de funcionamento;
- Recusa da explicação preestabelecidas e, portanto, exigência de que, para cada problema, seja investigada e encontrada a solução própria exigida por ele;
- Tendência à generalização;
2 (Questão 6) - O que é mito? Porque merecia confiança e era inquestionável?
Mito é uma narrativa sobre a origem de algo. Vem do grego mythos e deriva de dois verbos: mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para os outros) e mytheo (contar, conversar, anunciar, nomear, designar.) É feito em público, baseada na confiabilidade do narrador, que testemunhou os fatos narrados, ou ouvir pessoalmente de quem testemunhou, por este fato, era considerada inquestionável.
3 (Questão 9) – Quais as principais diferenças entre filosofia e mito?
Mito tinha como objetivo narrar como eram as coisas no passado longínquo e imemorial, já a filosofia preocupava-se em explicar como e por que as coisas são como são na totalidade do tempo.
O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidade ou alianças entre forças divinas sobrenaturais personalizadas, a filosofia explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.
Mito importava-se com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, sendo estes traços da própria narrativa, e características da autoridade religiosa do narrador. A Filosofia admitia contradições logicas, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, logica e racional. A autoridade vem da razão e não da pessoa.
4 (Questão 21) – O que quer dizer metafísica?
Metafisica é a ciência da realidade pura, que não é nem natural mutável, nem natural imutável, nem resultado da ação humana, nem resultado da fabricação humana. Trata-se daquilo que deve haver em toda e qualquer realidade, seja ela natural, matemática, ética, política ou técnica, para ser realidade. É o que Aristóteles chama de ser ou substancia de tudo o que existe.
5 (Questão 14) – O que ensinavam os sofistas?
Os sofistas davam as jovens a nova educação, que estabelece como padrão ideal a formação do bom orador, isto é, aquele que saiba falar em público e persuadir os outros na política.
6 (Questão 23) – O que quer dizer ontologia?
Ontologia é o campo de investigação da filosofia do conhecimento da realidade última de todos os seres, ou da essência de toda realidade.
...