TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Casos: Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Filosofia, Capítulo 1 – Atividades exercícios 1,2,3,4,6 e 8

1- Todos temos em comum com um filósofo a capacidade de pensar, e o pensamento de certas coisas em comum, a diferença entre nós e um filósofo, é que este busca saber o por que desse pensamento, ele aprofunda esse pensamento. “O que é bom e o que é ruim?” “O que é justiça?”

2- Husserl ao dizer que sabe o que é filosofia, ele compreende assim que sabe apenas o conceito do que é. Agora, se aprofundar seus pensamentos filosóficos sobre o que é a filosofia, ele provavelmente não chegará a uma conclusão, e por isso não saberá o que é filosofia.

3- A filosofia é radical, no sentido de que ela é fiel ao radical das palavras, ou seja, é inflexível quanto ao significado da palavra.

4- a) Essa afirmação é a base na qual Sócrates inicia sua tarefa filosófica de indagar sobre os conceitos. Assim como Sócrates a atitude do filósofo não é a de quem sabe de antemão, mas daquele que indaga, questiona tudo o que parece obvio. Ela se refere a ambos. b) O método consiste no uso da ironia e maiêutica, aplicada pelo filósofo nas ruas de Atenas, em conversas com os transeuntes. c) A acusação contra Sócrates era um pretexto, porque ele indagava o sentido dos conceitos e fazia a crítica dos costumes. Os inimigos de Sócrates hoje seriam os que não aceitam a crítica, a divergência de opiniões, o debate plural. Dentre eles, estão os ditadores, que impõem censura a intelectuais, artistas, oposicionistas; religiosos, fundamentalistas e radicais convictos da posse da verdade absoluta, a qual não ousa questionar. 6- De acordo com a visão pragmática do nosso tempo, prevalece a tendência de pensar que a filosofia não serve para nada, que não trará dinheiro ou sucesso. Mas são outros os interesses que levam alguém a estudar filosofia e seria esse, a busca pela verdade e a indagação das coisas através do por que. 8- a) A história é uma ciência que investiga o passado, o que aconteceu buscando comprovar com datas e nomes. Afirmando o que ocorreu. b) Os filósofos da história investigam o conceito de história, perguntam se a história é ciência e, se for que tipo de método usa, o que é o fato histórico, se há neutralidade ou subjetividade na investigação do historiador. Quais são os problemas da causalidade em história, o que é o tempo e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com