Filosofia
Trabalho Escolar: Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giane.merkson • 1/8/2013 • 9.401 Palavras (38 Páginas) • 772 Visualizações
UNIDADE 1
O HOMEM
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Afinal o que é filosofia?
Filosofia é o estudo que busca respostas cada vez mais exatas ― sem “brechas” ― sobre tudo que existe na natureza e que ainda deixa alguma dúvida, é a ciência que trabalha unicamente com a razão, é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, seu objeto de estudo é toda a realidade. Ela é movida pela curiosidade que surge nos seres humanos ao estranhar algo dito como certo. Quando levantamos uma dúvida sobre qualquer coisa relacionada à nossa existência, ou não, estamos praticando a filosofia.
A palavra é formada por duas palavras gregas, “filo” que quer dizer amor ou amizade e “Sophia” que quer dizer sabedoria ou conhecimento. Filosofia, portanto seria amor pelo conhecimento, pela sabedoria, amor à sabedoria.
2. O que é o homem?
O homem é um ser que fala e se expressa por meio de muitas linguagens: a escrita; a arte: teatro, pintura, escultura; e muitas outras, a cultura faz parte da sociedade humana e está organizado mediante uma linguagem inserida a partir dos conhecimentos adquiridos pelas experiências vividas, educação e crenças da sociedade, o homem fez de si próprio as mais diversas representações, dependendo das situações e dificuldades enfrentadas na luta pela sobrevivência, na tentativa de explicar o mundo que o cerca. O conceito do que é ser homem varia em cada cultura, conforme seja considerado o cidadão. Segundo Aranha (1997), quando a cultura sofre transformações e crises, como a ruptura de certezas, surge o questionamento, e o homem busca novas representações de “si mesmo”. Essa busca, resultante da incerteza, se expressa nas máximas de Sócrates, “Só sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo”, que, em última análise, representam o projeto da razão nascente de estabelecer critérios para a compreensão do homem.
3. O que é cultura?
Cultura significa tudo que o homem produz ao construir sua existência: as práticas, as teorias, as instituições, os valores materiais e espirituais. Se o contado que o homem tem com o mundo é intermediado pelo símbolo, a cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar. As sociedades contemporâneas são policulturais, pois comportam várias culturas, com crenças e valores diferentes como os religiosos, científicos e outros.
A cultura é um processo que caracteriza o homem como um ser em constante mutação, um ser que transforma, O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra o mundo de valores dados, no qual vai se situar.
4. O que é trabalho?
O trabalho é um conjunto de atividades realizadas, estabelecendo a relação entre a teoria e a prática, pela qual uma não pode existir sem a outra, através do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática.
É o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras, Além de transformar a natureza, humanizando-a, o trabalho transforma o próprio homem. Por meio do trabalho, o homem se autoproduz, isto é, desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; pois se relaciona com os companheiros; impõe-se uma disciplina. Logo, o homem não permanece o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo.
O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão, que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades.
5. Que influências tem o trabalho dentro de uma cultura?
O trabalho realiza-se como atividade coletiva ao mesmo tempo em que transforma a natureza, adaptando-a as necessidades humanas, altera o próprio homem, desenvolvendo suas faculdades. Isso significa que, pelo trabalho, o homem se autoproduz, relaciona-se com os companheiros; impõe-se uma disciplina. Logo, o homem não permanece o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo. o homem muda as maneiras pelas quais age sobre o mundo, estabelecendo relações também mutáveis, que por sua vez alteram sua maneira de perceber, de pensar e de sentir.
Por ser uma atividade relacional, o trabalho, além de desenvolver habilidades, permite que a convivência não só facilite a aprendizagem e o aperfeiçoamento dos instrumentos, mas também enriqueça a afetividade resultante do relacionamento humano: experimentando emoções de expectativa, desejo, prazer, medo, inveja, o homem aprende a conhecer a natureza, as pessoas e a si mesmo.
Nenhuma sociedade é perfeita ou adquiriu uma forma acabada e definitiva para a vida em comum. Especialmente no mundo moderno e contemporâneo, após a Revolução Industrial e o desenvolvimento da ciência moderna, a mudança sociocultural tornou-se permanente e intensa. Nos dias de hoje, as sociedades que incluem um mais amplo componente de mudança, tendem a favorecer uma melhor qualidade de vida para uma parcela cada vez maior de pessoas.
6. O que se entende por alienação?
Alienação é a condição de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra, portanto uma dimensão objetiva, a realidade alienante, e a uma dimensão subjetiva, o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio. Alienação é uma forma de tirar a identidade das pessoas. Uma pessoa alienada é aquela que age sem saber das coisas. É uma pessoa que vive, se comporta, se veste de acordo com o que outras pessoas ou a sociedade em que vive determina, que não luta pelos seus ideais e que se submete a determinados padrões mesmo contra sua vontade.
Questões para saber mais e para os exames
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.
1. Explique as relações entre homem, trabalho, técnica e alienação.
Segundo Karl Marx, quanto mais o operário produz, menos ele custa para a economia e consequentemente
...