Filosofia Anhembi
Trabalho Escolar: Filosofia Anhembi. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaddeus • 7/2/2015 • 2.017 Palavras (9 Páginas) • 287 Visualizações
Revisar envio do teste: Atividade 2
Usuário MARRYETH RISCAROLLI
Curso FIL01025 - FILOSOFIA (ON.DPV) - 201420.06317
Teste Atividade 2
Iniciado 03/02/15 22:22
Enviado 07/02/15 22:06
Status Completada
Resultado da tentativa 1,25 em 1,25 pontos
Tempo decorrido 95 horas, 43 minutos
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Pergunta 1
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Conforme a unidade 2, São Tomás de Aquino é considerado o mais importante filósofo-teólogo medieval. Ele propõe as cinco vias para provar a existência de Deus. São elas:
1. Nossos sentidos atestam que nesse mundo as coisas se movem e tudo que se move é movido por alguém, logo há de ter um primeiro motor (no sentido metafísico de potência - aquilo que uma coisa pode vir a ser- e ato -aquilo que uma coisa é no momento) que deu início ao movimento existente e que não é movido por ninguém, e esse motor é Deus - o Primeiro Motor Imóvel. Deus é ato puro, não sofre mudança e seu ser confunde-se com o Agir.
2. Todo efeito é atribuída uma causa. Logo é preciso que exista uma causa eficiente primeira que não tenha sido causada por ninguém, e essa Causa Primeira ou Causa Eficiente é Deus.
3. Existem seres que podem ser ou não ser - chamados contingentes, cuja existência não é indispensável -podem existir e depois deixar de existir. Todos os seres existentes no mundo são contingentes, mas nem todos os seres são desnecessários, senão o mundo não existiria. Existe um Ser necessário por si mesmo que não encontra em nenhum outro a causa de sua necessidade, e este ser é Deus. Deus é um Ser Necessário que fundamenta a existência de outros seres contingentes e que não tem sua existência fundada em nenhum outro ser.
4. Verifica-se que há graus de perfeição nos seres- uns mais perfeitos do que outros (seres racionais corpóreos, animais, vegetais, e inanimados). Qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo. Deus é um Ser Perfeito e causa da Perfeição dos demais seres.
5. Existe uma ordem no universo, e toda ordem é fruto de uma Inteligência Ordenadora pois a ordem não vem do caos nem do acaso. É preciso que exista uma Inteligência Suprema que tenha ordenado o universo.
Assinale a resposta correta. Segundo São Tomás de Aquino:
Resposta Selecionada:
Corretad. Os sentidos são capazes de perceber o movimento contínuo dos seres desse mundo
Resposta Correta:
Corretad. Os sentidos são capazes de perceber o movimento contínuo dos seres desse mundo
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A resposta correta é "Os sentidos são capazes de perceber o movimento contínuo dos seres desse mundo." Todos os seres são contingentes, isto é, podem existir ou deixar de existir, mas nem todos são desnecessários. O único ser imóvel é Deus.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Leia este fragmento do livro Críton, de Platão, mencionado na aula 1:
(SÓCRATES) — Se chegado o momento de nossa fuga, ou como o queres chamar, nossa saída, as leis da República, apresentando-se a nós nos dissessem: “— Sócrates, o que vais fazer? Levar teu projeto adiante não implica em destruir-nos completamente, uma vez que de ti dependem as leis da República e as de todo o Estado? Acreditas que um Estado pode subsistir quando as sentenças legais nele não tem força e, o que é mais grave, quando os indivíduos as desprezam e destroem?” Diremos por acaso que a República foi injusta e nos julgou mal? É isso que responderemos?
(CRÍTON) — Sim, Sócrates, é o que lhes diremos.
(SÓCRATES) — E a isso responderão as leis: “Não convencionamos, ó Sócrates, que te submeterias ao juízo da República? Responda-nos, uma vez que estás habituado a discutir por perguntas e respostas. Diga-nos as queixas que tens contra a República e contra nós, para que ajas de modo a tudo fazer para nos destruir. Em primeiro lugar, deve-nos a vida, uma vez que as leis casaram teu pai com aquela que te deu à luz. Que reparos tens a fazer nas leis que estabelecemos acerca do matrimônio?
— Nenhum, lhes responderei.
— E quanto às que se referem à alimentação e educação dos filhos às quais deves tua educação? Não te parece justo que tenham ordenado a teu pai que te educasse em todos os exercícios da inteligência e do corpo?
— Com muita justiça, responderei.
— E então, depois de dever-nos o nascimento, o sustento e a educação terás o atrevimento de sustentar que não és nosso filho e servidor, da mesma forma que teus pais? (...) Que responderemos a isto, Críton? Reconheceremos por acaso há verdade no que dizem as leis?
(CRÍTON) — Acredito que tenhas razão.
(SÓCRATES) — Vês então, ó Sócrates, continuariam as leis a dizer, que, se temos razão, o que intentas contra nós, é injusto. Contra nós que te permitimos nascer, te sustentamos, educamos e, finalmente, como a todos os outros cidadãos, te demos parte em todos os bens de que dispomos. Não deixamos de publicar que todos os atenienses que o desejem, depois de ter entrado em posse de seus direitos cívicos, depois de examinar a lei e os costumes da República, se não lhes agradarem podem se retirar para onde quer que queiram levando todos seus bens. (...) Nenhum de nós proíbe que se retire algum cidadão com toda sua fortuna e vá se estabelecer onde for de seu agrado. Entretanto, aquele que permanece aqui depois de considerar esse nosso modo de administrar justiça e a política observada na República, é obrigado a nos obedecer em tudo que lhe ordenarmos e se desobedece, sustentamos que é culpado de três modos: porque desobedece àqueles que lhe amamentaram e alimentaram e, porque depois de obrigar-se a obedecer-nos, viola a fé jurada e não cuida de convencer-nos se lhe parece que há em nós algo de injusto. E ainda que nós não façamos mais que propor coisas, sem usar de violência para nos fazer obedecer e que deixemos que escolha entre apresentar-nos suas
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