Filosofia Caso Concreto
Ensaio: Filosofia Caso Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabellequima • 28/5/2013 • Ensaio • 273 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
Caso Concreto 1 –
a) A importância da filosofia é que com ela conseguimos desvendar as histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre a procura de respostas, faz o homem refletir, criticar e argumentar.
b) O autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais, classificando que hoje vivemos o império do útil, seguido do belo e do bom, deixando o verdadeiro por último.
Caso Concreto 2 –
a) Sim, é possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o direito.
b) ‘’ A pergunta pelos fundamentos da justiça vai muito além da crença na sua realidade institucional, uma vez que esta se mostra apenas na órbita dos possíveis e não na esfera fundante disso que nominamos justiça na milenar trajetória da vida do espírito.’’
Filosofia aula 2 – Estácio de Sá – Nova Friburgo
Caso Concreto 1 –
a) Os Sofistas detinham a sabedoria nova, eram professores privados e ensinavam todas as matérias, mas existia uma mais importante que é a retórica que é a técnica de persuasão que trabalha com sentimentos e com a razão. Os sofistas eram adeptos da democracia, para eles não existem valores absolutos, tudo é variável, tudo está em transformação o tempo todo inclusive a ética e a justiça.
Caso Concreto 2 –
a) Sim existem diferenças. Para os sofistas a lei que dita o que é certo ou errado e verdadeiro, as leis que criam os costumes, as regras e os valores. Para Sócrates o bem é o grande valor, pois ele que causa os outros valores.
...