Filosofia Comtemporânea
Trabalho Escolar: Filosofia Comtemporânea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: B3B2B1B0 • 19/2/2015 • 472 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
A ideologia de preconceito.Por exemplo, grande parte da sociedade passou a associar que o homem que se vestisse de rosa seria homossexual.Então, certo dia um homem qualquer decide andar no shopping com uma camisa rosa, e independentemente de ele ser gay ou não, ele é julgado pelas pessoas como gay.
Também podemos encontrar a ideologia do mercado consumidor, que consiste em que a mercadoria exerça domínio sobre o produtor e fascínio sobre o consumidor(fetichização da mercadoria).Por exemplo, quando um certo indivíduo decide ir a uma loja de celulares, com a intenção de comprar um celular simples, prático e barato.Nesse instante, o vendedor tenta mostrar um modelo de celular mais moderno e caro, com câmera digital de alta definição, mp3 e bluetooth. O consumidor acaba abrindo mão da proposta lançada pelo vendedor, pagando assim um preço maior, por uma coisa que naquele momento ele não estava sentindo necessidade ou falta.
Filosofia contemporânea
Século XIX avanços técnicos, industrialização e conflitos sociais
A partir de meados do século XVIII, o capitalismo foi se consolidando em diversos países da Europa ocidental e, mais tarde, em outras regiões do mundo. Esse processo de transformações, ao qual está vinculada a revolução industrial, atingiu amplos setores da economia: a produção de manufaturas, a agricultura, o comércio, os transportes e etc.
As antigas oficinas de artesãos foram sendo substituídas pelas fábricas, e muitas ferramentas, pelas novas máquinas. Passou-se a utilizar também o carvão, a eletricidade e o petróleo como fonte de energia.
A todas essas novidades foram sendo somadas muitas invenções tecnológicas durante o século XIX: a locomotiva elétrica, o motor a gasolina, o alto móvel, o motor a diesel, o avião, o telefone, cinema e rádio, fotografia e etc.
Paralelamente, a expansão e a consolidação do capitalismo trouxeram uma maior exploração do trabalho humano. Isso gerou uma série de conflitos entre a burguesia empresarial e os trabalhadores.
Progresso e desumanização
A revolução Francesa foi considerada como o marco inicial da época contemporânea. Esse movimento foi em grande parte liderado por grupos burgueses que reivindicavam participação no poder político e a construção de um novo modelo de sociedade.
A revolução Francesa trouxe também à cena, além dos anseios próprios da burguesia, as aspirações dos trabalhadores urbanos, que iriam gerar, em seus desdobramentos, as lutas e correntes socialistas.
Romantismo
Exaltação do indivíduo, da emoção e da natureza.
Foi um movimento cultural iniciado no final do século XVIII, e que predominou durante a primeira metade do século XIX.
Os românticos exaltavam as paixões e sentimentos valorosos, enfatizando a intuição, a aventura e a fantasia, o romantismo retomou a ideia da natureza como força vital e a concepção de Deus como razão suprema, além do desenvolvimento do nacionalismo.
...