Filosofia Da Educaçao
Monografias: Filosofia Da Educaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucicreia • 9/2/2015 • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 515 Visualizações
Atividade da aula 05
De acordo com a frase, comente: Se a legitimação da Pedagogia se dá através de uma metafísica que encontra um fundamento último para que a educação se processe de uma maneira e não de outra, dizemos que a filosofia da educação fundamenta a Pedagogia e, consequentemente, a educação. Nesta atividade é para desenvolver a partir dos estudos realizados em aula. Resposta:
A filosofia da educação é uma busca de um saber maior e independente, e compreende tudo que esta em nosso redor, mais amplo no campo educacional. É um saber múltiplo, e a legitimação da pedagogia se obtém através de um conjunto de argumentos que se justifica, sem um ponto arquimediano metafisico, onde a filosofia da educação sem dúvida justifica a pedagogia e a educação, com seus padrões valorativos e práticos. A filosofia da educação não está vinculada com a razão instrumental, ou razão comunicativa liberal, mas tem a razão como elemento de escolher a fins e valora. A razão diz o objetivo da educação e as normas da pedagogia se podem se mantida ou não, tais normas devem se legitima, pelo menos em princípios ao contrário não terão seguidores. A educação tem objetivo de não destruir nossa igualdade original, mas manter, se acreditamos na noção do ser humano ou na posse da razão ou funciona como fundamento metafisico ou uma pedagogia igualitária. A pedagogia legitima da área da filosofia da educação, é uma discussão que envolve argumentos técnicos, filosófico e não produz um saber imediato que são executando no ensino aprendizagem, cujos os professores conheça apenas um filosofia pedagógica, que muitas vezes escapam do domínios, e ficam satisfeitos com suas praticas, ou acostumam com ela, sem procurar algo mais, para diversificar o saber. Somos capazes de muitos mais, se acreditarmos em nós mesmos.
Atividade da aula 06
Por que dizemos que o ensino e o estudo da filosofia é um tema que não só diz respeito a estudantes e professores, mas também a sociedade de uma forma geral. As mentes críticas e criadoras serão as capazes de mudar o que está exposto? Disserte. Resposta:
A filosofia é a base do saber, onde todos nós devemos está envolvido nesse pratica, pois ela nos leva a raciocinar, refletir, questionar, analisar e ser crítico, a frente do desafio de estudar mais profundo o mundo da educação. Assim são capazes de pressentir o que está escondido por trás da realidade, e contribuir para esclarecer as mudanças da realidade. O professor tem que ser incentivador dos estudantes pelo amor a filosofia e não apenas um tarefa da sua profissão, tem de aguçar a reflexão e o pensar, a busca de suas verdades, e comunidade mais que inserida, deve esta inserida no contextos. Parece absurdo a filosofia na universidade possa assumir condições de revolucionários, basta que professores engajados no processo de mudanças, assumam sua histórica e permitam o surgimento de novas inteligências. O ensino acadêmico de filosofia tem que preparar o estudante para pensar, agir, viver filosoficamente, vivendo o real sentido da liberdade acadêmico. A filosofia não é só um tema de professor e aluno e sim da sociedade inteira, de uma forma geral, onde todos devem está inserido nessa causa, onde o saber e o conhecimento torna essencial. O sistema está cheio de uma didática errônea, onde o tema pode gerar uma reação de um grupo de professores que teriam que facilitar o processo de mudanças da sociedade, o pensamento divergente incomoda o estado e o sistema.
Atividade da aula 07
De acordo com o pensamento de Saviani, comente: Pedagogia Crítica implica a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação
...