TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Exames: Filosofia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  3.973 Palavras (16 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 16

1. Redija um texto esclarecendo o conceito e a relevância (importância) da filosofia para a educação. (mínimo de 15 linhas)

R: A filosofia é conceituada da seguinte forma: conhecer e analisar a realidade, de reflexão, de esclarecimento, que o homem desenvolve com o objetivo de compreender a significação da própria existência. A filosofia tem uma importância muito grande no desenvolver da educação, tanto no jovem como nas crianças. A filosofia propicia que crianças e jovens criem desde muito cedo, uma quantidade de habilidades e potencialidades por meio do uso da razão, no exercício de filosofar.

A filosofia é uma disciplina que ensina a pensar e “pensar bem”, ou seja, a filosofia é cada vez mais necessária, pois ela se ocupa de pensar no geral, o que da maior visibilidade para com as outras disciplinas. Não se trata de querer afirmar que a filosofia é superior às demais matérias, pois todas são importantes quanto a filosofia, na educação.

A filosofia não deve ser somente entendida como mais uma matéria, mas como uma contribuição essencial para a compreensão das outras disciplinas, tanto quanto para o exercício da cidadania. A filosofia deve integrar todo processo de conhecimento do ser humano. Se for aplicada desde a infância, a pessoa terá melhores condições de entender os fatos que acontecem no mundo, as conseqüências das ações e os possíveis resultados que podem ocorrer no futuro.

2. O que é a atitude filosófica? Que estratégias o professor pode utilizar para que o aluno desenvolva tal atitude?

R: Atitude filosófica significa não aceitar algo que é considerado como verdade absoluta sem antes pensar sobre essa determinada "suposta verdade". É ter pensamento crítico e não se basear no senso comum, que muitas vezes pode levar a enganos. O professor poderá usar jornais e revistas de cunho crítico e que mostre a realidade, porém sem expor muito a sua opinião, com isso indagar o aluno a pensar e refletir sobre uma certa opinião própria.

3. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.

R: Desde a antiguidade o homem trabalhava, porém não existia uma forma de comunicação entre os homens, a partir dessa necessidades foi criando-se formas de comunicação, como por exemplo, sons particulares. A sistematização da linguagem oral e escrita é um fenômeno social, que possibilita a difusão da cultura, tanto para o mesmo povo como para povos distantes.

4. Defina ideologia e apresente um exemplo de influência ideológica na educação.

R: É um conjunto de ideias e valores, que são normatizados a partir de regras, que são apresentados aos membros da sociedade como formas naturais, o que devem pensar e como devem pensar, o que devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer, além disso sua função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas, culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes. Exemplo: se um filho de operário não melhora o padrão de vida, isto é explicado como resultado da sua incompetência, falta de força de vontade ou disciplina de trabalho, quando na realidade suas chances de melhorar não dependem só dele, mas também da classe que detém os meios de produção. E o que as pessoas mais escutam é que elas não são capazes, por diversos motivos e que precisam estudar, mas como se a escola o preparará para continuar nessa situação, sendo sempre um operário, e não um empresário.

5. Selecione uma temática relacionada à educação (Exemplos: inclusão; tecnologia educacional; formação docente; metodologia pedagógica; indisciplina e violência escolar; participação da família no processo educativo; etc.) e desenvolva os três passos do exercício filosófico de Luckesi. Lembre-se que o terceiro passo requer um posicionamento pautado em estudos e pesquisas sobre o tema. Não se esqueça de apresentar a referência de suas fontes de pesquisa.

R: Inclusão Escolar

1° passo - A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. O adjetivo ”inclusivo" é usado quando se busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficiência. Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e resignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática. Também se faz necessário, uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais onde se centra mais no aprendiz, levando em conta suas potencialidades e não apenas as disciplinas e resultados quantitativos, favorecendo uma pequena parcela dos alunos.

2° passo - O termo inclusão já trás implícito a idéia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. A inclusão está respaldada na dialética inclusão/ exclusão, com a luta das minorias na defesa dos seus direitos. O paradigma da inclusão vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular. No entanto, o paradigma da segregação é forte e enraizado nas escolas e com todas as dificuldades e desafios a enfrentar, acabam por reforçar o desejo de mantê-los em espaços especializados

3° passo - O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico.

Ao pensar na educação inclusiva na atualidade volto meu olhar para a história deste

movimento, não pela cronologia dos fatos, mas com o intuito de perceber as condições de

possibilidade que nos permitem entender as diferentes facetas da inclusão escolar. Assim, neste texto trago alguns dos documentos sobre inclusão escolar divulgados pelo Ministério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com