Filosofia Da Educação
Dissertações: Filosofia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amaratf • 27/8/2014 • 974 Palavras (4 Páginas) • 1.681 Visualizações
Filosofia da educação: elucidações conceituais e articulações.
A educação é uma prática humana direcionada por uma determinada concepção teórica. A prática pedagógica esta articulada com uma pedagogia, que nada mais é que uma concepção filosófica da educação. Tal concepção ordena os elementos que direcionam a prática educacional.
1. Filosofia.
Filosofia significa “amigo da sabedoria”, aqui a colá, encontramos em conversas ou textos que lemos os nomes dos famosos filósofos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Vamos começar a dizer que a Filosofia é um corpo de conhecimento, constituído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo. Corpo de conhecimentos, em Filosofia, significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade. Conhecimentos estes que expressam o entendimento que se tem do mundo, a partir de desejos, anseios e aspirações.
Filosofia é esse campo de entendimento que, quando nos apropriamos dele, nos sentimos refletindo sobre a cotidianidade dos seres humanos.
Ela estabelece um quadro organizado e coerente de “visão de mundo” sustentando, consequentemente, uma proposição organizada e coerente para o agir. Nós não “agimos por agir”. Agimos, sim, por uma certa finalidade, que pode ser mais ampla ou mais restrita. Desse modo, a Filosofia é um corpo de entendimentos que compreende e direciona a existência humana em suas mais variadas dimensões.
Filosofia é a expressão de uma forma coerente de interpretar o mundo que possibilita um modo de agir também coerente, consequente, efetivo.
O campônio, o operário, o técnico, o artista, o jovem, o velho, vivem todos de uma concepção de mundo. Agem e se comportam de acordo com uma significação inconsciente que emprestam à vida. Nesse sentido, pois, pode-se dizer que todo o homem é filósofo no sentido usual da expressão.
A Filosofia nos envolve, ela é como o ar que respiramos, está permanentemente presente. Se nós não escolhermos qual é a nossa filosofia, qual é o sentido que vamos dar à nossa existência, a sociedade na qual vivemos nos dará, nos imporá a sua filosofia.
Deste modo, a Filosofia se manifesta como o corpo de entendimento que cria o ideário que norteia a vida humana em todos os seus momentos e em todos os seus processos.
Em síntese, a filosofia é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva. Essa forma de compreender o mundo tanto é condicionada pelo meio histórico, como também é seu condicionante. Ao mesmo tempo, pois, é uma interpretação do mundo é uma força de ação. O pensamento filosófico constituído não é “limpo”, neutro, mas sim embebido de história e de seus problemas, de seus interesses e aspirações.
2. O processo do filosofar.
Para iniciar o exercício do filosofar, a primeira coisa a fazer é admitir que vivemos e vivenciamos valores e que é preciso saber quais são eles. O primeiro passo do filosofar é inventariar os valores. Assim, é preciso se perguntar quais são os valores que dão sentido e orientam a vida familiar, quais valores compreendem e orientam a educação, se esta for o objeto de estudo e assim por diante.
É preciso passar por um segundo momento o momento da crítica. Tomar esses valores e submetê-los a uma crítica acerba, questioná-los por todos os ângulos possíveis para verificar se são significativos e se, de fato, compõem o sentido que queremos dar à existência.
É assim que nós vamos filosofar: inventariar conceitos e valores, estudar e criticar valores, estudar e reconstruir conceitos e valores.
Assim, o nosso exercício do filosofar será um esforço de
...