Filosofia Da Educação
Pesquisas Acadêmicas: Filosofia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kahal123 • 28/8/2014 • 4.480 Palavras (18 Páginas) • 350 Visualizações
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h
UNIDADE 1
FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Redija um texto esclarecendo o conceito e a relevância (importância) da filosofia para a educação. (mínimo de 15 linhas)
R:A filosofia pode ser entendida como uma forma de conhecer e analisar a realidade ou seja ,como o esforço do conhecimento ,de reflexão ,de esclarecimento ,que os homens desenvolvem com o objetivo de compreender a significação da própria existência (SEVERINO,1994,p. 30)
A filosofia tem uma importância muito grande no desenvolver da educação,tanto no jovem como nas crianças.A filosofia propicia que as crianças e jovens criem desde cedo ,uma quantidade de habilidades por meio do uso da razão ,no exercício de filosofar .
A filosofia é ,sem duvida uma disciplina que ensina a pensar e pensar bem.Isso quer dizer que cada vez mais a filosofia é necessária ,pois ela se ocupa no pensar no geral,o que nos dá maior visibilidade para com as outras disciplinas .
Não significa que a filosofia é superior as demais matérias ,pois todas são igualmente importantes ,na educação dos jovens e crianças.
No entanto a filosofia não deve ser entendida como só mais uma matéria ,mas como uma contribuição essencial para a compreensão das outras disciplina ,tanto quanto para o exercício da cidadania .É nestes sentido que devemos pensar a filosofia ,para que ela vá para as salas de aula ,funcionando como um local para pensar ,conhecer e arriscar –se em criar e descobrir novos conceitos .Assim ,pode-se atribuir a filosofia uma identidade em meio ao contexto educacional brasileiro,envolvendo-se em um processo interdisciplinar pedagógico.
Para isso a filosofia deve integrar todo processo de conhecimento do ser humano. Se esta for aplicada desde a infância ,a pessoa terá melhores condições de entender os fatos que acontecem no mundo ,as conseqüências das ações e os possíveis resultados que podem ocorrer no futuro.
2. O que é a atitude filosófica? Que estratégias o professor pode utilizar para que o aluno desenvolva tal atitude?
R:Segundo Chauí ,a atitude filosofia engloba de pré –conceitos,pré –juízos ,idéias e fatos corriqueiros ,questionando as crenças estabelecidas ,historia e socialmente.Isso permite ao sujeito interrogar as causas ,conseqüências e modos de articulação de idéias e valores .
Filosofar é conferir novo significado ao modo côo compreendemos e aprendemos a realidade de tudo aquilo que nos caracteriza como seres humanos ,dotados de habilidade e conhecimento sócio-históricos .
Podemos citar como exemplo alguém que não aceita a opiniões estabelecidas e começasse a fazer perguntas que os outros julgam estranhas e inesperadas.
Ao ato de filosofar só pode ser empreendida por aqueles que assumem uma atitude diferenciada perante a vida ,negando –se a aceitar ,previamente ,aquilo que é transmitido e imposto como algo natural e imutável.Ao desenvolver a atitude filosófica ,o sujeito transforma a recusa em aceitar as crenças ,prejuízos e pré –conceitos cotidianos em movimento de analise.
Ex:Que horas são?ou Que dia é hoje? Perguntasse :o que é o tempo?etc. esse alguém esta começando a ter uma atitude filosófica.
3. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.
R:Um dos principais objetos de estudo da Filosofia ,enquanto ciência ,é a sociedade,contudo ,para entender a formação da sociedade é preciso entender o processo de constituição do homem ,tomando por base ao menos três conceitos básicos:linguagem,trabalho e cultura.
A linguagem surgiu diante da necessidade dos indivíduos se comunicarem uns com os outros ,permitindo grandes transformações em sua formação social,diante disso o homem criou seus próprios instrumentos de trabalho como .pedra utilizada como utensílios de corte ,o arco e flecha, aprendeu a utilizar o fogo,iniciou o cultivo da terra domesticando animais etc. sendo assim evolui gradativamente a vida em sociedade junto com o desenvolvimento do pensamento ,uma vez que somente com inteligência e interesse se consegui obter conquistas.
A cultura é entendida pelas conquista produzidos pelo homem ao construir sua própria existência sendo as praticas,teorias e os valores materiais e espirituais.
4. Defina ideologia e apresente um exemplo de influência ideológica na educação.
R:Ideologia é um conjunto lógico,sistemático e coerente de representações (idéias e valores )e de normas ou regras (de conduta)que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar ,o que devem sentir ,o que devem fazer e como devem fazer .Ela é portanto um corpo explicativo (representações )e pratico (normas ,regras,preceitos de caráter prescritivo ,normativo,regulador ,cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais ,políticas ,culturais ,sem jamais atribuir tais diferenças a divisão da sociedade em classes ,a partir das divisões na esfera da produção .(CHAUÍ, 2008,p.109)
Segundo Tobias (1986),a ideologia é uma fabricação humana,tem finalidade pratica e esta voltada aos interesses políticos ,econômicos e culturais das classes dominantes.
5. Selecione uma temática relacionada à educação (Exemplos: inclusão; tecnologia educacional; formação docente; metodologia pedagógica; indisciplina e violência escolar; participação da família no processo educativo; etc.) e desenvolva os três passos do exercício filosófico de Luckesi. Lembre-se que o terceiro passo requer um posicionamento pautado em estudos e pesquisas sobre o tema. Não se esqueça de apresentar a referência de suas fontes de pesquisa.
R: Tecnologia Educacional
O primeiro passo é catalogar os valores que a orientam, buscar a origem de tais princípios, visando, assim, conscientizar-se dos interesses e necessidades que a configuram. Esse questionamento é essencial, pois levará a família a tomar consciência e direção de suas ações.
O segundo passo é o momento da crítica. Depois de realizado o inventário de valores é preciso submetê-los à crítica, questioná-los por todos os ângulos possíveis para verificar se são significativos, e se compõem o
...