TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Casos: Filosofia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 9

UNIDADE 1

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Redija um texto esclarecendo o conceito e a relevância (importância) da filosofia para a educação. (mínimo de 15 linhas)

Vamos conhecer o significado da palavra filosofia o que entendemos por ela, a filosofia é uma forma primeiramente de conhecer e analisar a realidade, um esclarecimento de fatos. Essa importância em buscar compreender o individuo, o homem.

A filosofia é muito importante para a educação ela explica os conceitos de homem, sociedade, cultura e ideologia. A relevância do exercício filosófico compreende em aprofundar ideias, pensamentos, crenças, valores, conhecimentos e proposições.

Portanto cabe à educação proporcionar ao individuo esse momento de pensamento e analise da realidade.

2. O que é a atitude filosófica? Que estratégias o professor pode utilizar para que o aluno desenvolva tal atitude?

Atitude filosófica é dar ao individuo o seu momento de reflexão. as estratégias que o professor pode utilizar para que seu aluno desenvolva tal atitude é fazer com que seu aluno se pergunte: O que queremos pensar, o que queremos dizer, para que pensamos; assim ele já vai estar num momento de reflexão sobre a condição humana.

3. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.

O homem representa o mundo por meio de pensamento e se expressa através da linguagem, a linguagem substitui as coisas por símbolos, com palavras. a transformação que o homem exerce sobre a natureza chama-se cultura, entretanto o mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos.

O trabalho é a condição de liberdade. Na sociedade dividida em classes, o trabalho se torna alienado, é transferir para outrem o que é seu. Por meio do trabalho o homem instaura relações sociais, cria modelos de comportamento e saberes.

4. Defina ideologia e apresente um exemplo de influência ideológica na educação.

A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de ideias, valores, normas e regras. Um exemplo de influencia ideológica na educação é a política.

5. Selecione uma temática relacionada à educação (Exemplos: inclusão; tecnologia educacional; formação docente; metodologia pedagógica; indisciplina e violência escolar; participação da família no processo educativo; etc.) e desenvolva os três passos do exercício filosófico de Luckesi. Lembre-se que o terceiro passo requer um posicionamento pautado em estudos e pesquisas sobre o tema. Não se esqueça de apresentar a referência de suas fontes de pesquisa.

6. Diferencie e cite exemplos de cultura de massa, cultura popular e cultura erudita.

Cultura de massa: esta relacionada ao conceito de indústria cultural. Seu principal instrumento são os meios de comunicação social.

Cultura popular: é a cultura do povo, é o resultado de uma interação continua entre pessoas de determinadas regiões.

Cultura erudita: é aquela proveniente de estudos, produzidos através de pesquisas, analise teóricas e experimentação, é a principal responsável pela evolução intelectual da sociedade.

UNIDADE 2

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais são as principais características da filosofia na Idade Antiga? Responda, explicando a contribuição de Sócrates, Platão e Aristóteles para a educação.

Sócrates sempre defendia e vivia a ética, defendia suas ideias e ensinamentos, deixando a honestidade e a humildade como exemplos, seu método era socrático, pautando na ironia, na refutação e na maiêutica.

Platão achava que a busca do conhecimento do homem está em contato com dois tipos de realidade: o mundo inteligível e o mundo sensível. Aristóteles contesta o pensamento idealista, uma filosofia realista que compreendia o homem real. Ele achava que a lógica é um instrumento da ciência e tem como objetivo o silogismo que são proposições.

2. Na Idade Média, destacam-se a filosofia patrística e a filosofia escolástica. Que influência tais correntes exerceram sobre a educação?

A filosofia patrística tem influencia na educação que mostra as crenças, a fé e a influencia dos padres católicos permanece marcante. A filosofia escolástica: nessa fase os colégios cristãos destinava-se exclusivamente à formação de novos sacerdotes, o que explica o cunho religioso da educação ofertada.

3. As concepções que caracterizaram a Idade Média sofreram grandes transformações na Idade Moderna. Esclareça tais mudanças abordando, no mínimo, quatro das ideias evidenciadas no quadro:

IDADE MÉDIA IDADE MODERNA

Misticismo Racionalismo

Coletivismo Individualismo

Criacionismo Evolucionismo

Antinaturalismo Naturalismo

Inatismo Empirismo

Teocentrismo Antropocentrismo

Geocentrismo Heliocentrismo

Idade Média

Misticismo: a investigação filosófica é norteada pela religião

Criacionismo: o homem foi criado por Deus à Sua imagem

Inatismo: o conhecimento advém do próprio individuo.

Geocentrismo: a terra é o centro do Universo, o Sol gira em torno da Terra.

Idade Moderna

Racionalismo: a investigação filosófica é norteada pela razão.

Individualismo: favorável ao homem livre e consciente de sua importância.

Empirismo: o conhecimento é produzido pela experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com