Filosofia E Autonomia
Dissertações: Filosofia E Autonomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe_cesila93 • 2/10/2013 • 337 Palavras (2 Páginas) • 395 Visualizações
Filosoficamente, o conceito de autonomia confunde-se com o de liberdade, consistindo na qualidade de um indivíduo de tomar suas as próprias decisões, com base na razão. No qual o indivíduo não é condicionado a "agir", mas sim impulsionado por uma auto exigência.
Autonomia da Filosofia
A filosofia assumiu-se ao longo da sua história como uma atividade autônoma, independente de todas as influências exteriores, como ideologias, tradição, política, religião, etc.
É claro que este desejo de autonomia nunca será um objetivo plenamente alcançado. O filósofo tem consciência que também ele e o seu pensamento são fruto de condicionantes sociais, políticas e culturais. Assim sendo, mesmo que inconscientemente, múltiplos aspectos influenciam as suas ideias. Mas isso não o impede de traçar sempre como objetivos ou preocupação uma razão e pensamentos autônomos e liberta de influências exteriores.
Se remontarmos à origem da palavra grega autonomia, veremos que ela significa dar a si próprio a sua lei. Assim, podemos afirmar que alguém é autônomo quando manifesta um comportamento independente, é autônomo porque é capaz de viver em função de princípios próprios. Então, dizemos que esta é uma característica da atitude filosófica, atitude de ser livre, livre para pensar e agir de acordo com aquilo que se pensa. A atitude filosófica passa por recusar, dizer não às ideias que não são nossas, aceitando-as apenas depois de as submetermos a uma reflexão crítica. A autonomia afasta o Homem de qualquer dogmatismo e leva-o a decidir.
Isto não quer dizer que devamos contestar tudo e todos só pelo prazer de fazê-lo significam antes que só refletindo sobre a realidade é que podemos produzir um pensamento próprio e emitir opiniões próprias. A filosofia consiste, então, numa visão pessoal da realidade, que traduz a forma como o Homem se assume enquanto ser racional situado no mundo.
O filósofo recusa as “verdades feitas” procurando ver o mundo com os seus próprios olhos, e é isto que dá validade ao pensamento filosófico pela sua autenticidade, ou seja, pelo fato de ter sido construído por um Homem que fez uso autônomo da sua razão.
...