Filosofia E Etica
Trabalho Universitário: Filosofia E Etica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elaneoa • 7/3/2014 • 560 Palavras (3 Páginas) • 331 Visualizações
FILOSOFIA E ÉTICA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ATIVIDADE AULA 2.
RESPOSTAS:
1- A filosofia surgiu quando alguns gregos, admiradores e espantados com a realidade, insatisfeito com as explicações que a tradição lhes deu, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas.
A filosofia nasceu das adaptações que os pensadores gregos regimentaram ao conhecimento adquiridos por meios dessas influencias e da superação do pensamento e o mito cumpria uma função social moralizante de forma que ocupavam o imaginário dos cidadãos da polis grega direcionando suas condutas.
2- Podemos apontar como principais condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia:
As viagens marítimas, que permitiram aos gregos que os locais que os mitos diziam habitados por deuses.
A invenção do calendário, que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, ou uma p-ercepção do tempo como algo natural ou não.
Até o séc. XIII a.c o pensamento dos gregos eram orientados através de mitos, que eram repassados em modos de poemas épicos, também chamados epopéias que eram transmitidos verbalmente de geração em geração. Esses mitos falavam sobre os deuses e sobre os homens, conduzindo assim a conduta do povo.
A partir do sec. XII a.c fatores como a escrita, a moeda, a lei e a polis levaram ao surgimento da filosofia.
A escrita que possibilitava a análise de gerações futuras, esclarecendo e estimulando o espírito crítico, que tenderá modificar a própria estrutura do pensamento.
A moeda desempenhou um papel revolucionário, pois esta vincula ao nascimento do pensamento racional, sendo uma convenção humana com noção abstrata de valor.
A lei altera a atual organização estabelecendo novas relações onde a unificação do corpo social abole a hierarquia fundada no poder aristocrático das famílias.
Surge assim a polis, cidade-estado grega, onde a vida social e as relações entre os homens tomam uma nova forma cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.
A união desses fatores vem então libertar o pensamento racional e no sec. XI a.c surgem os primeiros filósofos, que mais tarde foram classificados como pré-socráticos. Eles surgiram nas colônias gregas da Magna Grécia. 3- Tendência à racionalidade;
Recusa de explicação pré-estabelecidas;
Tendência à argumentação e ao debate para oferecer respostas conclusivas para as questões;
capacidade para a generalização;
A ideia de que as práticas humanas, o agir humano e a conduta de um ser racional dotado de vontade e de liberdade;
A ideia de que os seres humanos naturalmente aspiram ao conhecimento verdadeiro, a justiça e a felicidade.
...