TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Etica

Casos: Filosofia E Etica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 14

Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

TULO 12

O que é política

Em época de eleições é muito comum ou­vir frases como estas:

— Não dou palpite porque não entendo nada de política. Nem quero entender...

— Acho que o fato de um candidato per­tencer a um partido ou a outro não tem a menor importância; por isso escolho quem considero ser a melhor pessoa.

— Não tenho gosto em votar. Os políti­cos sempre dizem as mesmas coisas. Prome­tem e não cumprem. Querem é se arranjar na vida, isso sim!

— Qual é a função do deputado? Não sei...

— Escolhi este candidato porque lhe de­vo alguns favores pessoais. Além disso, ele prometeu colocar minha irmã no serviço público.

Essas frases indicam alguns posicio­namentos a respeito do fato político.

Quando as pessoas identificam po­lítica com politicagem, podem estar ex­pressando o desalento a propósito da ação dos homens públicos; ou então re­forçam a postura interesseira do eleitor que sempre espera tirar proveito pes­soal da escolha do candidato.

Alguns têm uma visão imobilista, considerando que as mudanças, mesmo quando existem, não alteram intrinsecamente o mundo humano (sempre existiram ricos e pobres...). Outros as­sumem posição naturalista e determi­nista ao admitirem que os fatos aconte­cem independentemente da vontade dos homens. Ou, ao contrário, acomo­dam-se no paternalismo segundo o qual apenas pessoas especiais, "os grandes homens", teriam capacidade de mando e decisão. A nós, "homens comuns", restaria obedecer sem discutir.

Com freqüência as pessoas não resis­tem ao individualismo que reduz a complexidade das relações humanas à esfera dos negócios e da vida familiar, bastando ao bom cidadão o cumpri­mento das obrigações particulares. (Se­rá que o mundo não vai além do meu jardim?)

Embora as frases do início expressem diferentes posições pessoais, elas têm algo em comum, ou seja, são indicati­vas de desinformação. Geralmente não se sabe o que é política, qual o papel do homem dedicado à política, e em que medida o cidadão comum também é político. Talvez nem se suspeite de que todos nós estamos envolvidos to­talmente na política, mesmo sem que­rer ou sem saber disso.

Força e poder

Em sentido bem amplo, todos nós te­mos poderes: poder de produzir, de consumir, de criar, de punir, de coman­dar; poder de seduzir, de agraciar... O menos poderoso dos indivíduos deve ter poderes, mesmo que secretos! Aliás, Freud percebeu com muita argúcia que certos doentes "indefesos" manipulam pessoas, mantendo-as na sua depen­dência.

No entanto, para que alguém exer­ça de fato poder, é preciso que possua força. Convém lembrar que o conceito de força não precisa estar necessaria­mente ligado ao de coerção ou violên­cia, assim como o conceito de poder não significa exclusivamente domina­ção ou constrangimento.

Mas afinal, o que é o poder? É a ca­pacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos (sobre indivíduos ou grupos humanos). Portanto, o po­der não é um ser, mas uma relação. Mais ainda, é um conjunto de relações, por meio das quais indivíduos ou gru­pos interferem na atividade de outros indivíduos ou grupos.

Preciso de força física para poder car­regar um pacote pesado. Se amo al­guém, sou mobilizado pela força do seu charme, portanto o amado exerce um poder de atração sobre o amante. Nas sociedades democráticas os partidos têm poder e força quando demonstram ser formas atuantes de mobilização so­cial e de interferência em outros centros de poder.

As pessoas interagem por meio de forças criativas que atuam e movimen­tam as relações humanas. Abordamos aqui três tipos de uso positivo de for­ça; a física, a psíquica e a moral. Trata-se portanto de energias que nos possi­bilitam viver melhor e enfrentar as di­ficuldades da vida. E isto é positivo, di­nâmico e vital.

Se o confronto de forças em si não é um mal, deveria ser normal as pes­soas tolerarem as divergências, convi­verem com as diferenças, aprenderem a trabalhar os conflitos. Mas sabemos que, na maior parte das situações, as forças não estão equilibradas. Ao con­trário, a força física com freqüência se transforma em mera coerção — e por­tanto em violência — toda vez que visa o constrangimento de indivíduos ou grupos obrigados a agir conforme uma vontade exterior ou impedidos de agir de acordo com sua própria intenção.

As forças psíquicas e morais se con­vertem em persuasão perversa quando, por meio da ideologia, grupos dominados são levados a pensar, sentir e que­rer o que interessa ao grupo dominan­te, a fim de serem mantidos privilégios.

Retomando o exemplo dos amantes: o medo da perda, o ciúme, o desejo de controle degeneram o poder e a força originários da atração amorosa e trans­formam a relação inicialmente voluntá­ria em obrigação e constrangimento.

Da mesma forma, em todos os seg­mentos da vida comunitária, o indevi­do exercício do poder e da força instau­ra relações hierárquicas e estabelece a dominação.

Consideremos agora os conceitos de força e poder no domínio estrito da política.

O que é política

A política é a atividade que diz res­peito à vida pública. Etimologicamen­te, polis, em grego, significa "cidade". A política é portanto a arte de gover­nar, de gerir os destinos da cidade. O homem político é aquele que atua na vi­da pública e é investido de poder pa­ra imprimir determinado rumo à so­ciedade, tendo em vista o interesse comum.

A ação política não é exclusividade de alguns seres especiais. Cada indiví­duo, enquanto cidadão (filho da cidade), deveria ter espaços de participação efe­tiva que em absoluto não se restringem apenas ao exercício do voto! Este é ape­nas um dos instrumentos da cidadania na sociedade democrática. Portanto, to­dos nós temos uma dimensão política que precisa ser atuante.

Embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com