Filosofia E Ética
Trabalho Universitário: Filosofia E Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: depaulagomes • 8/6/2014 • 391 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MODALIDADE A DISTANCIA
Gleicy Kelly de Paula Gomes Vicente
Filosofia e ética
São Gabriel do Oeste-MS
Maio de 2014
Filosofia e ética
Atividade de reoferecimento da disciplina de Filosofia e ética, ministrada ao Prof. José A. Moura Aranha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para fins de avaliação.
A filosofia e um recurso que busca elementos e critérios para criar regulamentos e normas. Ela e importante na tomada de decisão e nas análises que necessitem aprofundamento, sendo capaz de transpor obstáculos superando o senso comum e promovendo o senso crítico.
O homem sempre buscou sua liberdade e exigiu direitos estabelecendo normas e regras à medida que a sociedade se tornou mais complexa.
Somos constantemente chamados a tomar decisões nas quais,consciente ou inconscientemente, os valores que orientam as nossas vidas são envolvidos.
Os atos humanos são, na sua quase totalidade, atos relacionais. Ou seja, são atosque se realizam no relacionamento com o outro ou com os outros. É neste
relacionamento que os valores tomam corpo, quando tratamos com uma ou mais pessoas, com a comunidade, com a sociedade.
Os filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que o correm em seu meio podendo ser externo ou até mesmo interno. Eles buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle, porém vemos que em um período tão desglobalizado, houve mais resultados positivos do que muitas empresas que existem hoje em dia.
A administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da antiguidade. Sócrates expôs seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Aristóteles deu o impulso inicial a Filosofia abrindo as perspectivas do atual conhecimento humano. René Descartes criou as coordenadas cartesianas tendeciando à análise e à divisão do trabalho.
A partir do Séc. XX poderemos verificar no pensamento de Peter Drucker a crescente preocupação com as novas formas de atuação do administrador enquanto individuo e da administração enquanto prática
...