Filosofia E ética
Artigo: Filosofia E ética. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1trabalho • 14/2/2014 • 277 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Por se considerarem um povo superior, os gregos não se preocuparam apenas em solucionar os problemas individuais de uma pessoa, grupo ou nação. Eles buscavam a solução dos problemas universais, de todos os seres humanos, povos e nações, para todos os tempos.
Tendo a razão como sua base, seu pilar fundamental na busca do saber, gerando um saber objetivo e neutro, com validade universal.
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Pesquisa sobre filosofia baseada no senso comum.
R1. Filosofia é a área que se preocupa em pensar nas coisas.
R2. Filosofia é pensar.
R3. Filosofia é um estilo de vida, onde as pessoas sempre ficam pensando sobre a vida.
Conceito grego sobre filosofia.
Amor pelo saber, busca pela raiz do conhecimento, ao fundamento último das coisas e dos problemas, sem que definitivamente isso seja alcançado, pois quanto mais se busca o conhecimento mais se percebe que pouco se sabe. Ao ter a razão como principal pilar, a filosofia vem em contrapartida com os outros saberes, como a mitologia e a teologia, que incluem em si, obrigatoriamente, uma crença ou fé.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
A filosofia busca saber o “porquê” das coisas. Busca o mais extremo conhecimento. Enquanto a ciência moderna se satisfaz em saber como as coisas acontecem.
...