TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E ética

Dissertações: Filosofia E ética. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

1. Segundo Habermas, no mundo contemporâneo a política deixa de ser entendida como o conjunto das atividades relacionadas á vida prática, para se construir como o campo da mera administração de questões de natureza técnica. Assim a política consome um papel negativo.

2. A proposta de Habermas era ampliar o sentido do conceito de racionalização de modo que se abarque de forma diferenciada as duas esferas do agir humano. Seria preciso estabelecer uma definição autônoma de racionalização para o campo da interação.

3. São regimes que causam terror, destroem tradições sociais, legais e políticas, estabelece uma política exterior, visando abertamente, o domínio mundial. São políticas com valores muito radicais.

4. São sociedades que passaram por transformações radicais, dificilmente entendidas pela ótica tradicional da reflexão política. Para Foucault, não se obtém a verdade com pesquisa, mas sim com o exercício do poder.

1. Procure descrever a distinção entre conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.

Para Sócrates, a filosofia é a busca da sabedoria. É uma doutrina, um modo de viver. Já o conceito platônico, é voltado para uma verdade suprema, já existente. Os conceitos socráticos levam ao administrador uma busca pelo aprendizado constante e a prática desses conhecimentos em seu trabalho, se tornando uma rotina. Já os conceitos platônicos, levam o administrador a aprender suas funções antes de executá-las. Levando-os à busca pela verdade absoluta.

2. O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais seria necessariamente um governante melhor?

Platão dizia que quem mais tivesse conhecimento, tomaria decisões mais corretas. Sabemos que o conhecimento é indispensável, porém, existem outras qualidades que são tão ou mais importantes para a formação de um bom governante. Vemos pela nossa própria política que só o conhecimento não significa ser um bom governante. Existem pessoas com nível intelectual alto,mas que não prezam por outras qualidades como a honestidade.

3. Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia. Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia, e como estes argumentos podem e devem ser vistos na administração pública?

Platão argumentava que o administrador era dono da verdade absoluta, onde decisões não precisavam ser discutidas, apenas obedecidas. Que mandava mais quem sabia mais. Vejo que para a administração pública, esse conceito platônico é muito radical, pois sempre precisamos de informações e opiniões para tomar decisões corretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com