Filosofia E ética
Casos: Filosofia E ética. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fariajr • 12/9/2014 • 402 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Disciplina: Filosofia e Ética na Gestão de Negócios
Curso: Administração AMAN
Professor: Flávio Alexandre Hobold
Nome do aluno: Jorge Rodrigo Faria
Data: 14/04/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção o texto “Ética e Indiferença”, disponível na Midiateca e em seguida avance para a questão proposta:
Com base nos conceitos estudados na disciplina de Filosofia e Ética, elabore uma análise crítica sobre o texto "Ética e Indiferença" (disponível na Midiateca), relacionando-o com a onda de violência, criminalidade e escândalos políticos que vem se abatendo sobre a sociedade brasileira nos últimos tempos. Seu texto deve ter no mínimo 20 linhas. (10 pontos)
Na atualidade, vemos todos os dias por meio dos veículos de comunicação, a onda de violência, corrupção e desrespeito ao ser humano que assola a sociedade. O enfraquecimento dos valores éticos é um fato que chama a atenção de todos, o que nos leva a questionarmos a forma como estamos vivendo, e principalmente procurar o culpado por este quadro de caos.
O processo educacional deficiente, o consumismo motivado pelo sistema capitalista e o crescente individualismo estão tornando as pessoas indiferentes a realidade social. Na verdade, não há um único culpado pelo que acontece com a sociedade brasileira, todos somos responsáveis. Logo, temos que mudar o foco, precisamos refletir eticamente, escolher e cultivar valores. O governo e sociedade devem agir de maneira integrada, com o objetivo de alterar a realidade social. O Estado, desenvovendo políticas públicas voltadas para a educação e redução das diferenças sociais, e a sociedade em geral, adotando uma postura mais empática, responsável e consciente, que busca combater a indiferença. Devemos nos sentir responsáveis pela situação dos nossos semelhantes, ajudando quem está do nosso lado, adotando uma postura ética e agindo na origem do problema, esteja ele na política, nas instituições privadas ou públicas ou em nós mesmos, devemos ter atitude, buscar a mudança utilizando os meios que temos ao nosso alcance.
Portanto, devemos combater primeiramente o individualismo, causa principal da indiferença e banalização do mal, adotando um comportamento ético, definindo melhor nossa forma de agir, pois o homem deve escolher como viver, baseando-se em valores. A sociedade é o reflexo de como vive cada indivíduo, somos o principal agente de mudança, e somente pela atitude ética e pela pro atividade se extinguirá a violência, a corrupção e o desrespeito ao ser humano.
...