Filosofia Existencialista
Monografias: Filosofia Existencialista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandrab • 17/9/2013 • 244 Palavras (1 Páginas) • 364 Visualizações
JEAN-PAUL SARTRE E A FILOSOFIA EXISTENCIALISTA
Após a leitura do texto, pude observar que a filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre consiste em afirmar que o ser humano não nasce predeterminado, reconhecendo que ele primeiro detém uma existência para, em decorrência disso, construir tudo aquilo que passará a integrar sua essência, tanto de forma individualizada, como no contexto da coletividade.
Para Sartre, a existência é tudo aquilo proporcionado pela prática da vida humana, as ações individuais, e ainda as práticas criativas decorrentes da interação dos homens na busca de sua sobrevivência material e vivência espiritual. Essa existência lhe proporciona a liberdade de fazer escolhas e tomar decisões, sempre diante de cada novo e inusitado fato num emaranhado extraordinário de inúmeras circunstâncias que compõe a vida social composta pela intersubjetividade de cada indivíduo em querer ser. E é nesse existir que o homem constroi a si mesmo e tudo aquilo que vai integrando a concretude da vida material em suas estratégias de sobrevivência coletiva, ou seja, a vida em sociedade é decorrente disso tudo, sendo o Direito como o valor e cultura decorrente dessa construção.
A liberdade é inerente ao Ser e a ele impõe a responsabilidade pelas consequências das decisões que tomar durante a sua existência, buscando incessantemente fazê-las de maneira racional dentro de um contexto de ações contidianas que, posteriormente, constituírão a base de princípios e pressupostoas das opções dos demais indivíduos, moldando assim os valores culturais, morais e éticos dentro de um coletivo.
...