Filosofia Jurídica
Tese: Filosofia Jurídica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jcjc • 27/9/2014 • Tese • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 196 Visualizações
Estudo Dirigido
1. O que é filosofia? E quais as características da filosofia?
A filosofia tem como principal característica o questionamento constante, filosofia não permite que nada continue da mesma forma como esta! Filosofia (do grego sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana.A filosofia sempre esteve presente em nossas vidas,ela esta na enigmáticas e surpreendente aventura de idéias que nos identifica e nos diferencia de outros seres.
São o pensar , agir,falar afinal a mente do ser humano é um universo sem fim.A importância da filosofia para se decifrar a sociedade e o mundo em que se vive.A filosofia é importante em todos os momentos da nossa vida,é atravez do questionamento que se pode conhecer o mundo, a natureza e o interior de si mesmo.
A razão e a intuição são as principais características da filosofia que tem como fundamento a contemplação o deslumbramento pela realidade. Acredito que a filosofia ajuda- nos durante o processo de formação e no decorrer da pratica profissional na refleção no entendimento e na aceitação da subjetividade do sujeito e do individuo diante de similares ou diferenciadas condições e situações presenciadas ou vividas na sociedade. Bem a principal assencia da filosofia é o questionamento saber buscar a verdade saber se realmente essa existe ou por causa do questionamento é que a filosofia é a mãe da todas as ciências por esse motivo de saber questionar a realidade tudo quanto há uma ferramenta importante para o serviço social .Ajuda as futuras assistentes sociais a formularem a resposta lógicas e as perguntas que lhe serão feitas por pacientes .(AUTOR DESCONHECIDO)
Resposta: Palavra grega que quer dizer “amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber. Suas caraterísticas são: a) Tendência a racionalidade( pensar de uma forma racional); Recusa das explicações preestabelecidas( questionamentos nas crenças); c) Tendência à argumentação e ao debate(discussão); Capacidade de generalização( colocar ideias p/ racionalizar); Capacidade de diferenciação ( ver as diferenças e semelhanças das coisas).
2. O que é Filosofia do Direito? Quais os objetos de investigação de uma Filosofia do Direito? Por quê?
Resposta: É o campo de investigação filósofica que tem por objeto de estudo o Direito, onde podemos chamar de estudo da teoria do Direito, pois seus objetos de investigação são: o positivismo no direito; quais suas definições, sua funções, fontes de critérios para validar o Direito. Porque se faz necessário a filosofia do direito,para que o poder judiciário na posição do magistrado aplique o Direito de modo subjetivo avaliando os critérios para aplicar a sua sentença, embora no que diz o código tem que se aplicado, ele por sua vez, terá que Julgar não segundo a sua vontade e nem de um modo positivista, ou seja, o que está na norma. Ex: Roubo. Uma pessoa que furta um litro de leite, não pode ser julgado da mesma forma daquele que furta um carro.
3. O que é Filosofia Política? Quais os objetos de investigação de uma filosofia política? Por quê?
Resposta: É o campo de investigação da política e das relações humanas. Seus objetos de investigação são: segundo Aristóteles seria falar do bem comum, ou seja, o homem político poderia discutir assuntos que poderia beneficiar e ser de interesses de todos, e o homem político estava em uma posição privilegiada, pois ele analisava e discutia as questões
...