Filosofia Mordena
Por: alissonribeiro • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Filosofia
Professor: Paulo Rogério da Silva
Disciplina: História da Filosofia Moderna
Aluno: Alisson Lopes Ribeiro RA 1092780
ELEMENTOS DO RENASCIMENTO E A FILOSOFIA MODERNA.
A filosofia moderna encontra-se desenvolvida nos séculos XV a XIX. Provocando uma mudança radical na vida e nos hábitos do homem. É um período marcado por várias mudanças nas esferas politicas, sociais, econômicas e religiosas. Com grande influência do pensamento grego.
Encontra-se neste período o forte declínio do feudalismo dando lugar ao capitalismo e a ascensão da burguesia e perca de poder da nobreza, a idealização estética, valorização e expansão da ciência. A estética torna-se ocupação dos artistas que retomam os estilos gregos com uma nova valorização do homem, a ciência procurar explicar os fatos da vida em um contexto cientifico deixando de lado as explicações teológicas.
Além da ciência não mais valorizar as explicações teológicas, surge o antropocentrismo colocando a humanidade como o centro de todo o universo, ou seja, o homem no centro das atenções. Revelando, uma aversão aos ensinamentos eclesiásticos.
A filosofia moderna encontra-se num contexto marcado pelo individualismo e de transformações profundas. O homem que até então tinha um pensamento eclesiástico de fraternidade e meditativo agora se ocupa da individualidade e da rebeldia. Essas transformações leva o homem a se questionar e buscar um mundo melhor para se viver.
No caminho de uma nova filosofia, essas transformações apresentaram vários pensamentos opostos ao pensamento medieval que era marcado pelo teocentrismo, nobreza e uma sociedade feudal. Tais pensamentos afloram e dão inicio ao renascimento que é marcado pela retomada do pensamento clássico com grandes inovações.
Um traço marcante é o racionalismo, que se ocupava em estabelecer caminhos para determinados fins.
Com isso, compreende-se que o racionalismo e o renascimento deram forma e consistência a filosofia moderna retomando o pensamento grego tentando corresponder a necessidades e questionamentos da época.
.
Referencias Bibliográficas
BOTELHO, O. S. História da Filosofia Moderna I. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 2
...