TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Na Educaçao

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia Na Educaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Lev Vigotsky

Nasceu em Orsha, 17 de novembro de 1896-Moscou, e faleceu em 11 de junho de 1934 vítima de tuberculose. Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vigotsky uma formação sólida desde criança. Lecionou literatura, estética e história da arte , fundou um laboratório de psicologia que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédia, seu pensamento inovador e sua intensa atividade tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos. Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças é em função das interações sociais e condição de vida.

Primeiro psicólogo moderno a enfatizar que a cultura se integra pela atividade cerebral, estimulada pela interação entre parceiros sociais mediadas pela linguagem que a ferramenta que torna o animal homem, verdadeiramente humano. Contemporâneo do cientista suíço Jean Piaget e seguindo a tradição marxista, Vigotsky considera que as mudanças que ocorrem em cada um de nós, tem sua raiz na sociedade e na cultura.

Linguagem e Pensamento estão fortemente conectados. Para ele é importante avaliar a criança pelo que ela está aprendendo e não pelo que ela já aprendeu, sua teoria procura avaliar os processos mentais envolvidos na compreensão do mundo, e o modelo de aprendizado descrito por suas ideias representou um grande salto para a pedagogia, especialmente quando descreve a Zona de Desenvolvimento Proximal, uma das etapas mais importantes, referindo-se as potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.

Proximal vem de próximo, perto, íntimo e é onde entra o professor, o adulto ou um colega mais experiente da roda da criança e que como parceiros de estrada detectam o seu potencial e estimulam a superar, e a se aproximar do que em tese ela é naturalmente capaz e assim fica claro, o papel do professor. Para Vigotsky o professor é um mediador entre a criança e o mundo, um descobridor da ZDP do aluno, que o ajuda a encontrar, interagir com os outros e consigo mesmo, atingir o que é de direito, não o melhor além do outro, mas o valor de si mesmo, isto é, o seu potencial.

Vigotsky descobriu que para melhorar o nível de aprendizagem, mais do que o individuo agir sobre o meio, precisa interagir. Todo sujeito adquire conhecimento á partir de relações interpessoais, aquilo que parece individual na pessoa é na verdade resultado da sua construção na sua relação com o outro coletivo, que vem com a cultura. As características e atitudes individuais estão profundamente impregnadas das trocas com o coletivo, é justamente ali no palco da cultura dos seus valores, da negociação de sentimentos tramada pelos grupos sociais que se interliga o conhecimento, através da língua, da linguagem, os símbolos escolhidos como metáfora, ou outras figuras que se constituem em valiosa moeda de troca, isto é, a interação é feita por meio da linguagem que realiza uma espécie de “mediação”.

Com a cultura, as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas por meio da linguagem, e que ainda que uma criança tenha biologicamente o potencial de se desenvolver, e não se interagir, não se desenvolverá como poderia. Ele busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com