Filosofia Nasirimoy
Tese: Filosofia Nasirimoy. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheuslinea • 15/4/2014 • Tese • 1.636 Palavras (7 Páginas) • 292 Visualizações
O ritual de corpo executados por cada Nacirema diariamente inclui um rito bucal. Apesar tão escrupulosos[6] no cuidado bucal, este rito envolve uma prática que choca o estrangeiro não iniciado que só pode considerá-lo como revoltante. Relatam-me que o ritual consiste na inserção de uma pequeno feixe de cerdas de porco na boca, juntamente com certos pós mágicos, então o movimenta numa série de gestos altamente formalizados.[7]
Além do ritual bucal privado, as pessoas procuram o mencionado sacerdote-da-boca uma ou duas vezes ao ano. Estes profissionais têm uma impressionante coleção de instrumentos consistindo de brocas, furadores, sondas e agulhões. O uso destes objetos no exorcismo dos demônios bucais envolve para o cliente uma tortura ritual quase inacreditável. O sacerdote-da-boca abre a boca do cliente e, usando os instrumentos acima citados, alarga todas as cavidades que a degeneração possa ter produzido nos dentes. Nestas cavidades naturais nos dentes, grandes seções de um ou mais dentes são extirpados para que a substância sobrenatural possa ser aplicada. Do ponto de vista do cliente, o propósito destas aplicações[8] é tolher a degeneração e atrair amigos. O caráter extremamente sagrado e tradicional do rito evidencia-se pelo fato de os nativos voltarem ao sacerdote-da-boca ano após ano, são obstante o fato de seus dentes continuarem a degenerar.
Esperamos que quando for realizado um estudo completo dos Nacirema, haja um inquérito cuidadoso sobre a estrutura de personalidade destas pessoas. Basta observar o fulgor nos olhos de um sacerdote-da-boca quando ele enfia um furador num nervo exposto para se suspeitar que este rito envolva certa dose de sadismo. Se isto puder ser comprovado, teremos um modelo muito interessante, pois a maioria da população demonstra tendências masoquistas bem definidas. Foi a estas tendências que o Prof. Linton se referiu na discussão de uma parte específica do rito corporal que é desempenhada apenas por homens. Esta parte do rito envolve raspar e lacerar a superfície da face com um instrumento afiado. Ritos especificamente femininos têm lugar apenas quatro vezes durante cada mês lunar, mas o que lhes falta em frequência é compensado em barbaridade. Como parte desta cerimônia, as mulheres assam suas cabeças em pequenos fornos por cerca de uma hora. O aspecto teoricamente interessante é que um povo que parece ser preponderantemente masoquista desenvolvera tais especialistas sádicos.
Os médicos-feiticeiros possuem um templo imponente ou “latipso”, em cada comunidade de certo porte. As cerimônias mais elaboradas necessárias para tratar de pacientes muito doentes só podem ser executadas neste templo. Estas cerimônias envolvem não apenas o taumaturgo[9], mas um grupo permanente de vestais que, com roupas e toucados específicos, se movimentam serenamente pelas câmaras do templo.
As cerimônias no “latipso” são tão cruéis que é de surpreender que uma boa proporção de nativos realmente doentes que entram no templo se recuperam. Sabe-se que crianças pequenas, com uma doutrinação ainda incompleta resistem às tentativas de levá-las ao templo porque “é lá que se vai para morrer”. Apesar disto, adultos doentes não apenas querem, mas anseiam por sofrer os prolongados rituais de purificação, quando possuem recursos para tanto não importa quão doente esteja o suplicante ou qual seja a emergência. Os guardiães de muitos templos não admitem um cliente se ele não puder dar uma dádiva valiosa para a administração. Mesmo depois de ter-se conseguido a admissão e sobrevivido às cerimônias, os guardiães não permitirão ao neófito abandonar o local se não fizer ainda outra doação.
O suplicante que entra no templo é primeiramente despido de todas as suas roupas. Na vida cotidiana o Nacirema evita a exposição de seu corpo e das suas funções naturais. As atividades excretoras e o banho, enquanto parte dos ritos corporais, são realizados apenas no segredo do santuário doméstico. Da perda súbita do segredo do corpo quando da entrada no “latipso”, pode resultar traumas psicológicos. Um homem cuja própria esposa nunca o viu em um ato de excreção acha-se subitamente nu e auxiliado por uma vestal, enquanto executa suas funções naturais em um recipiente sagrado. Este tipo de tratamento cerimonial é necessário porque os excrementos são usados por um adivinho para averiguar o curso e a natureza da enfermidade do cliente. Clientes do sexo feminino, por sua vez, tem seus corpos nus submetidos ao escrutínio, manipulação e aguilhoadas dos médicos-feiticeiros.
Poucos suplicantes no templo estão suficientemente bons para fazer qualquer coisa além de jazer em duros leitos. As cerimônias diárias, como os ritos sacerdote-da-boca, envolvem desconforto e tortura. Com precisão ritual, as vestais despertam seus miseráveis fardos a cada madrugada e os rolam em seus leitos de dor enquanto executam abluções, com os movimentos formais nos quais estas virgens são altamente treinadas. Em outras horas, elas inserem bastões mágicos na boca do suplicante ou o forçam a engolir substâncias que se supõe serem curativas. De tempos em tempos o médico-feiticeiro vem ver seus clientes e espetar agulhas magicamente tratadas em sua carne.
O fato de que estes cerimônias de templo possam não curar, podendo mesmo matar o neófito, não diminui de forma alguma a fé das pessoas no médico-feiticeiro.
Resta ainda um outro tipo de profissional, conhecido como um “ouvinte”. Este doutor-bruxo tem o poder de exorcizar os demônios que se alojam nas cabeças das pessoas enfeitiçadas. Os Naciremas acreditam que os pais enfeitiçam seus próprios filhos; particularmente, teme-se que as mães lancem uma maldição sobre as crianças enquanto lhes ensinam os ritos corporais secretos. A contra-mágica do doutor-bruxo é inusitada por sua carência de ritual. O paciente simplesmente conta ao “ouvinte” todos os seus problemas e temores, principiando pelas dificuldades iniciais que consegue rememorar. A memória demonstrada pelos Nacirema nestas sessões de exorcismo é verdadeiramente notável. Não é incomum um paciente deplorar a rejeição que sentiu quando bebê ao ser desmamado; uns poucos indivíduos reportam a origem de seus problemas aos efeitos traumáticos de seu próprio nascimento.
Como conclusão, deve-se fazer referências a certas práticas que têm suas bases na estética nativa, mas que decorrem da aversão perversiva ao corpo natural e suas funções. Existem jejuns rituais para tornar as magras pessoas gordas, e banquetes cerimoniais para tornar gordas as pessoas magras. Outros ritos são usados para tornar maiores os seios das mulheres que os têm pequenos, e torná-los menores quando são
...