Filosofia Platão
Seminário: Filosofia Platão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HosanaPaiva • 27/9/2013 • Seminário • 427 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
CURSO DIREITO
FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
Plano de Aula 3 – Platão
Caso 1 - O papel do filósofo na República
1- Que critério entendia Platão como o correto para a escolha daqueles que deveriam exercer os poderes da pólis? Fundamente sua resposta.
Resposta:
Para Platão o Estado ideal deveria ser liderado não por muitos (democracia), uma fez que a multidão não saberia governar, mas por um único (teocracia), o filósofo, o sábio, pois esse completou a verdade, e está apto a realiza-la socialmente. Podemos concluir que poder e filosofia (platônica) aliam-se.
Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos-reis e pelos homens da ciência. Cada classe cumpria sua função para o bem da polis com harmonia e unidade.
Seguindo essa linha de raciocínio, as formas tipificadas por Platão estão associadas as particularidades morais, ou seja, os vícios e as virtudes das classes dirigentes. A polis, também possui uma estrutura tripartite, formada por três classes sociais:
CLASSE MILITAR: Guerreiros responsável pela defesa da cidade.
CLASSE DOS MAGISTRADOS: Sábios, Legisladores garante o governo da cidade sob leis.
PROPRIETÁRIOS DE TERRA: Artesão e Comerciantes garante a sobrevivência material da sociedade.
2 - Pelo que você leu no texto acima e pelos seus conhecimentos acerca do processo eleitoral americano, a atual candidata a vice-presidência americana, muito popular entre certa camada social daquele país, cumpre os requisitos exigidos para exercer o poder, segundo aqueles que entendem como correta a visão platônica?
Resposta: Sarah Palin não cumpre os requisitos exigidos para exercer o poder na visão platônica, pois o governador ou administrador ideal teria que ser filósofo e homem da ciência.
Caso 2 - A relação entre justiça e lei
1. A possibilidade de uma lei ser injusta é largamente discutida nos dias de hoje. A partir de uma perspectiva platônica de Estado, expressa na obra República, é natural que o filósofo-rei elabore regras concretas injustas? Justifique.
Resposta: Não, na perspectiva platônica, o filosofo rei é a pessoa que detém o conhecimento e a capacidade de governar de forma justa em favor do povo, portanto o natural é que ele elabore regras concretas baseadas nos ideais de justiça, onde a polis seriam beneficiada.
2. Tomando o caso argentino acima como referência, Platão consideraria possível que uma regra injusta pudesse ser emanada por um governo popular? Por quê?
Resposta: Não, porque uma lei injusta não poderia vir de governo (filosofo rei) que visa atender as carências e anseios de sua polis.
...