Filosofia Política
Exames: Filosofia Política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mspaixao • 28/5/2014 • 274 Palavras (2 Páginas) • 526 Visualizações
Na conversa diária, usamos a palavra política de diversas formas que não se referem necessariamente a seu sentido fundamental. Por exemplo, sugerimos a alguém muito intransigente que "seja mais político" na sua maneira de agir, ou nos referimos à "política"da empresa, da escola, da Igreja, como formas de exercício e disputa do poder interno.
Há também um sentido pejorativo de política, atribuído pelas pessoas desencantadas, que, diante da corrupção e da violência, a associam à "politicagem", falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. Afinal, de que trata a política? (ARANHA, Maria Lúcia de A.; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando. Introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 214)
Diante da citação acima, responda as perguntas que seguem:
1 - Podemos considerar a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique.
Resposta: Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. Não estuda a Politicagem mas ajuda a entender o termo. A politicagem é um sistema de ideias e de comportamentos [racionais ou mesmo não racionais] caracterizado pela utilização de técnicas abusivas do poder.
2 - Com base na problematização do texto acima, pesquise e, após, apresente à turma uma definição filosófica para política?
Resposta: Na filosofia o conceito de política é o estudo do governo e da relação de indivíduos (ou famílias e clãs) para com as comunidades, incluindo o Estado. Ele inclui perguntas sobre a justiça, direito de propriedade, e os direitos e obrigações do cidadão. Política e ética são tradicionalmente assuntos inter-relacionados, pois ambos discutem a questão do que é bom e como as pessoas deveriam viver.
...