Filosofia Sofistas
Abstract: Filosofia Sofistas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tacianamichelli • 7/3/2014 • Abstract • 793 Palavras (4 Páginas) • 496 Visualizações
Filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. O Filósofo é aquele que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. A Filosofia não é um conjunto de teorias que afirmam de maneira empírica como se desenvolveu o pensamento científico.
A importância para o Direito, da filosofia jurídica ou Filosofia do Direito está centrada no fato que apresenta uma reflexão aprofundada e crítica sobre os fundamentos do Direito, em todas as suas dimensões, propiciando a possibilidade de renovação e desenvolvimento do pensamento jurídico.
O pressuposto básico da ética socrática de que o conhecimento da verdade é o fundamento para que o indivíduo seja ético, que muito influenciou Platão, na sua época, era uma noção amplamente coerente com o pensamento da sociedade grega.
Aos sofistas, que responderam a esta questão considerando que a ética era mera convenção social, Sócrates refuta afirmando que a aparente dissociação se dá justamente porque os homens não sabem o que realmente é a bondade. Se soubessem, inevitavelmente a escolheriam.
Em Críton, ao pronunciar a famosa réplica ao próprio Críton rejeitando a ajuda para se evadir da prisão, Sócrates deixou clara sua posição sobre a necessidade do cumprimento à lei. Segundo Platão, seriam essas as palavras: Parece-te possível, que em um Estado no qual as sentenças proferidas pelos juízes não têm força, podendo, antes, ser tornadas inválidas e revogadas por indivíduos, consiga subsistir e não caia na mais completa desordem? Por isso, a partir deste trecho, é possível perceber que Sócrates deu grande relevo à segurança, mesmo que em detrimento da justiça, já que parece concordar que sua condenação não era, sob o ponto de vista substancial, justa. Assim, o sujeito ético deve cumprir a lei.
Para Platão, o saber legitima o poder, porque só poderá governar a cidade aquele que é justo por conhecer as implicações e mecanismos das ações justas.
A concepção de natureza estóica e as idéias de racionalidade, ordem e perfeição;
Devemos perceber o sentido dos direitos naturais, Marco Aurélio pensa que a natureza é justa e cada um recebe o que lhe é devido.
Hobbes não é inspiração para o liberalismo já que defende uma forte presença do Estado na sociedade, para garantir a paz e a propriedade. O seu pacto social caracteriza-se pela racionalidade instrumental que adere à submissão em nome da segurança. Pois, homem é egoísta e visa primeiramente o próprio benefício.
O sentido do conceito de vontade geral em Rousseau está calcada na concepção de que o povo livre é aquele que elabora suas próprias leis em pé de igualdade, cabendo a si decisão legislativa, buscando a unidade político-moral pela lei como vontade visível e obrigação contratante consigo mesmo e com o próximo ao mesmo tempo: compromisso mútuo de igualdade-liberdade. Precisamente a vontade geral e o interesse geral redundam nos atos gerais, isto é, nas leis, ao passo que o soberano é a própria vontade geral. Portanto, Obedecer ao soberano é ser verdadeiramente livre, isso porque o soberano incorpora a vontade geral como contrato social, estabelecendo um pacto legítimo em torno da liberdade civil. Obedecer à lei que se prescreve a si mesmo é um ato
...