Filosofia a questão
Ensaio: Filosofia a questão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samiagt • 28/10/2013 • Ensaio • 891 Palavras (4 Páginas) • 522 Visualizações
Pergunta 1
“Vários homens de negócios já diziam, na década de 1930, que os executivos de alto nível são pagos para serem filósofos, e que esses homens procuram descobrir a razão por que as instituições sobrevivem e prosperam, ou definham e declinam. Esses mesmos homens já me disseram inúmeras vezes, durante meus estudos, que o filósofo da instituição é o homem mais prático e também o mais necessário da organização”
Fonte: Marshall E. Dimock. Filosofia da administração. Trad. Diógenes Machado e Arnaldo Carneiro da Rocha Netto. R.Janeiro: Fundo de Cultura, 1967. p. 16-17, in Filosofia e Ética na Administração. João Mattar. S.Paulo: Saraiva, 2004.
De acordo com a frase e o material da unidade 1, Assinale a alternativa correta:
Resposta
a.
O homem de negócios deve ser um filósofo, pois, do contrário, ele não pode auxiliar no desempenho organizacional porque não sabe como colocar em prática um conhecimento especializado.
b.
A filosofia é uma ciência que auxilia o gerente contrabalançando o conhecimento teórico e o prático.
c.
A filosofia não é uma ciência, e as atividades práticas dos homens de negócios também não são científicas, e, por isso elas coincidem e se auxiliam.
d.
A filosofia está mais para o mundo do intelectual que focaliza palavras e idéias do que para o mundo prático do homem de negócios que lida com pessoas e trabalho. O que importa é que o campo de um pode interferir e atrapalhar o campo do outro.
e.
Os filósofos podem auxiliar no desempenho organizacional porque aprenderam o raciocínio crítico, racional, especulativo e lógico com observação e método científico e têm visão de conjunto.
0,2 pontos
Pergunta 2
Quando perguntaram ao filósofo francês Michel de Montaigne para que serviria a filosofia, ele respondeu “Mais vale uma cabeça bem formada do que uma cabeça cheia”.
Assinale a alternativa correta: A partir dessa frase de Montaigne podemos deduzir que:
Resposta
a.
Montaigne se referia às pessoas que vivem preocupadas, estressadas, com a cabeça cheia.
b.
Montaigne considerava uma cabeça bem formada as das pessoas com alto nível de estudos, com mestrado, doutorado e pós-doutorado.
c.
Montaigne considerava que uma cabeça bem formada era a que possuía um bom repertório de informações.
d.
Montaigne considerava bem formada uma cabeça capaz de transformar as informações recebidas em conhecimento.
e.
A frase de Montaigne era pertinente há 400 anos, mas ficou desatualizada hoje porque recebemos alto nível de conhecimento através dos meios de comunicação.
0,2 pontos
Pergunta 3
"Os artistas assemelham-se aos filósofos em sua tentativa de desbanalizar a nossa experiência do mundo e alcançar assim uma compreensão mais profunda de nós mesmos e das coisas que nos cercam. Mas a forma em que apresentam seus resultados é bastante diferente. Os artistas recorrem à percepção direta e à intuição enquanto a filosofia tipicamente apresenta seus resultados de maneira argumentativa, lógica e abstrata." (Fonte: Wikipédia).
Resposta
a.
A filosofia provoca ansiedade por não aceitar as coisas como são.
b.
A filosofia atua da mesma forma que a ciência, ambos fazem uma flexão sobre o objeto que está sendo estudado.
c.
A filosofia centraliza sua atenção sobre o sujeito que conhece e sobre sua atividade de conhecer.
d.
A filosofia centraliza sua atenção sobre o objeto estudado e como ele se dá a conhecer.
e.
A ciência centraliza sua atenção sobre o sujeito que conhece e sobre sua atividade de conhecer.
0,2 pontos
Pergunta 4
Identifique os tipos de lógica a que pertencem as frases:
...