Filosofia analítica
Seminário: Filosofia analítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prisoliver8 • 14/11/2014 • Seminário • 316 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Filosofia Analítica
-Desenvolveu-se principalmente em países de língua inglesa como Inglaterra, EUA e Austrália.
-Principais filósofos desse período: Gottlob Frege, Bertrand Russel e Ludwig Wittgenstein
-Surge no final do século XIX em grande parte como uma reação ao subjetivismo, à Filosofia da consciência, ao idealismo hegeliano e ao idealismo empirista.
-Considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio da análise lógica da linguagem como estrutura lógica subjacente a todas as formas de representação, linguísticas e mentais.
-O juízo passa a ser interpretado não como ato mental mas tendo como conteúdo uma proposição dotada de forma lógica.
Círculo de Viena:
-Consistiu em um grupo de filósofos e cientistas liderado por Schlick, Neurath e Carnap que se reuniam regularmente em Viena desde o início do século XX
-Seu propósito era fundamentar na lógica uma ciência empírico-formal da natureza e empregar métodos lógicos e rigor científico no tratamento de questões de ética, filosofia da psicologia e ciências sociais, sobretudo economia e sociologia.
Positivismo Lógico:
-Teve forte influência do círculo de Viena
-Características: Busca por uma ciência unificada, a anti-metafísica, através do verificacionismo( fazia distinção entre o que era científico e o que não era)
-Karl Popper(1920-94)- Formulou em obras como A Lógica do descobrimento científico(1934), Conjecturas e refutações(1963) e Conhecimento objetivo(1972),uma inversão desse princípio, através de seu princípio de falsificabilidade.
A Escola de Frankfurt
-A Teoria crítica chamada “Primeira Geração”- com Adorno, Horkheimer e Benjamin, teve como objetivo o desenvolvimento de uma teoria crítica da cultura e da sociedade retomando a filosofia de Marx.
-Preocupou-se sobretudo com o contexto social e cultural do surgimento das teorias, valores e visão de mundo da sociedade industrial avançada, procurando atualizar e desenvolver a teoria marxista enquanto teoria filosófica e sociológica.
-Segunda geração com Jurguen Habermas(1929)
-Obra: Teoria da ação comunicativa-elementos de teorias sociológicas, filosóficas e linguísticas contemporâneas: Analisa o desenvolvimento da sociedade industrial, o capitalismo tardio e o estabelecimento de procedimentos de legitimação de relações éticas e sócias nesse contexto.
...