Filosofia cultura no desenvolvimento da humanidade
Seminário: Filosofia cultura no desenvolvimento da humanidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabrinakst • 9/3/2014 • Seminário • 652 Palavras (3 Páginas) • 571 Visualizações
Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:
a.
A antropologia social não considera as explicações das demais ciências, que não tomam a cultura em primeiro plano.
b.
A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.
c.
Não podemos utilizar as referências de uma cultura para julgar a mesma.
d.
A cultura nada tem a ver com seu ambiente de origem, pois é apenas uma construção mental.
e.
Os povos constroem seus espaços sociais, portanto suas culturas, associando-se aos povos vizinhos, tornando-os parceiros em suas empreitadas; é o que significa o etnocentrismo.
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Várias tentativas Este teste permite várias tentativas.
Forçar conclusão Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
Expandir Estado de Conclusão da Pergunta:
Pergunta 1
A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:
a.
O único à imagem e semelhança de Deus.
b.
O fim de um processo evolutivo, que saiu de animais simples e chegou ao seu ápice.
c.
O único animal racional e cultural, o que é comprovado pelos processos de comunicação, inexistentes nos outros seres vivos.
d.
O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.
e.
Entidade pensante que, em razão de sua superioridade, não pode ser denominada animal.
0,5 pontos
Pergunta 2
A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:
a.
Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.
b.
Na impossibilidade de tudo explicar cada sociedade, originalmente, é preciso complementar suas referências com aquelas de outras culturas.
c.
Não há fatos culturais universais, e sim fenômenos particulares que não podem ser generalizados.
d.
Nada
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