Filosofia da Fé
Resenha: Filosofia da Fé. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: I1l2m3a • 3/12/2014 • Resenha • 902 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
A filosofia nos ajuda nas perguntas sem respostas da vida, a refletir, a pensar. A filosofia é a desbanalisação do normal. E é tão útil em nossas vidas quanto a tecnologia.
- Sócrates (470 – 399 a.C.)
Sócrates foi condenado a morte por envenenamento por está corrompendo a juventude e por desrespeitar os deuses. Ele introduziu a ética como discussão.
Ele tinha um procedimento uma forma de conversar, chamado de método da refutação ou seja afirmação sobre afirmação, ou pergunta com outra pergunta, a qual é válida ate os dias de hoje. Sócrates usou essa metodologia na sua defesa, em seu julgamento. Ele afirmou em seu julgamento que ética é um saber se comportar e ser, ou seja com o conhecimento correto não se erra e isso ficou sendo o intelectualismo socrático, saber diferenciar o certo de errado.
- Platão (427 – 348 ou 347 a.C.)
Platão foi o primeiro filosofo a deixar escritos os pensamentos e teses, fundou a primeira academia, e é considerado um dos maiores filósofos, foi discípulo de Sócrates, e por assim o ser escreveu sobre os pensamentos filosóficos de Sócrates.
Fez a obra a República, dando as respostas as perguntas socráticas.Descreveu a alegoria da caverna ou seja o sair da caverna, ver o real e a ilusão.
Platão tem duas abordagens sobre o amor, uma o sexo e a outra o amor interior, que são as qualidades. O conhecimento de Platão é trabalhar o mundo inteligível, das ciências, do abstrato, da justiça.
- Aristóteles (348 – 322 a.C.)
A filosofia para Fé.
As divergências de Aristóteles são sobre as formas, tem a idéia da virtude em qual lado ficar, ou seja ter uma decisão não ficar “em cima do muro”.
Aristóteles cria que a alma era física, ou seja ligado as situações físicas do corpo. Ele disse que na física tudo tem qualidade. Já na biologia ele teve um pensamento finalista. E foi o criador da Lógica.
- Epicuro (342 – 271 a. C.)
Tem a idéia do prazer em fazer e ter as coisas. Ele diz que o prazer é uma conseqüência do bem, e a dor conseqüência do mal.
- Santo Agostinho (354 – 430 a. C.)
A filosofia para explicar o mal.
Foi adepto da seita maniqueísta que fala do bem e mal, e ceista. Segundo Agostinho o homem peca pela vontade própria. Sobre a predestinação da a solução que é o plano Divino para cada ser humano.
Ele diz que Deus não está no tempo, sua filosofia tem como preocupação central a relação entre a fé e a razão.
...