TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia de Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher

Por:   •  7/6/2017  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Este presente resumo se trata de falar sobre aspectos da filosofia de Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher, e conceber um breve entendimento sobre o texto referente a seus estudos.

a filosofia de Schleiermacher se baseava na ideia que todo entendimento se baseia na interpretação gramatical e na interpretação psicológica, esta primeira faz referencia a interpretação dos significados linguísticos existentes na mensagem e em qual contexto se encaixava o autor no ato da criação do texto, não sendo possível o entendimento deste sem englobar o todo em que foi produzido, e que a linguagem é desenvolvida sempre com a interpretação e criação de alguém. Porém estes dois métodos se entrelaçam e configuram intrinsecamente como construtores da obra, impossibilitando análise de um sem o outro. A segunda referencia diz respeito ao autor e seu estilo que se revela no texto e a intenção do autor, porém esta ultima as vezes não e possível de se fazer, mesmo que tenhamos todas as informações acima citadas para o entendimento, há nessa lacuna a necessidade e utilização da imaginação por parte do interprete para chegar o mais fiel possível a exatidão sobre o que se queria transmitir por parte do autor.

A hermenêutica deste filosofo utilizava também de comparação e divinação o primeiro fazendo como diz ao pé da letra comparações com outros textos para saber em que estilo se configura, já a divinação seria a nomenclatura do processo pelo qual o interprete se utiliza da imaginação anteriormente citada para conceber as idéias do autor. Já se utilizando do circulo hermenêutico descrito por Schleiermacher consistia na relação de dependência existentes entre o aspecto gramatical e psicológico, onde o todo não pode ser entendido sem os aspectos específicos e vice versa, e que a compreensão gera um novo conhecimento que por sua vez acarreta em uma nova compreensão.

Schleiermacher considera a hermenêutica como a arte de compreender e interpretar, diz respeito a técnica e habilidades do interprete pois cada interpretação em si e individual e única de onde não existe padrão para se fazê-la sem regras pré estabelecidas que se possam fazer valer o interprete para dar inicio a compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com