Filosofia de Sócrates e Sofistas
Resenha: Filosofia de Sócrates e Sofistas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heloisalolo • 14/4/2014 • Resenha • 311 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
A filosofia de Sócrates e os Sofistas, foi importante no período em que eles estavam entrando em uma democracia mais sem um rei, com isso veio a política e o teatro e com eles a necessidade de comunicação entre as pessoas de aprendizagem sobre a vida. E é nesse momento que entram os sofistas e os sofistas foram responsáveis pela formação e da educação nesse período. Mesmo sofrendo criticas de Sócrates, Platão e Aristóteles pela forma a qual expressavam a sua filosofia os sofistas tiveram um papel importante nos estudos, na educação e até mesmo na linguagem dos gregos mais mesmo assim não deixam de serem um pouco manipuladores.
Sócrates foi acusado por religiosos pelas suas criticas, e mesmo sendo condenado defendeu sua opinião e sua criticas até o final em momento algum se alegou inocente ou quis fugir de sua pena, pois em seu pensamento seria a mesma coisa de estar errado. Sócrates tinha uma maneira diferente de pensar sobre os conceitos, achava que nunca sabíamos o que achava e que sempre, nunca se contentava com pouco sempre achava que tinha mais e por isso achava que não sabia nada, ele nunca transmitia algo concreto sempre deixava pensar que tinha algo a mais, para Sócrates pessoas que tinham consciência de que não sabiam nada e não era ignorante eram os mais sábios pois sempre estavam dispostos a aprender mais e ter o verdadeiro conhecimento.
E era através desse pensamento que Sócrates criticava os Sofistas, que eles passavam um conhecimento limitado não passava algo verdadeiro e através disso que dizia que a política não estava tomando atitudes atrás do saber ou em posições de pessoas mais sabias. E é com isso que Sócrates diferencia a filosofia dos Sofistas consideram do os junto com Platão e Aristóteles os Sofistas como não filósofos.
Referencia Bibliográfica
Marcondes Danilo 1953
Iniciação da História da filosofia dos pré-socráticos a wittgenstein
...