Filosofia e seus princípios básicos
Tese: Filosofia e seus princípios básicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josianemoreira • 27/10/2013 • Tese • 3.004 Palavras (13 Páginas) • 294 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Fundamentos Filosóficos da Educação
Ângela Maria Henrique Rodrigues RA: 6946450163
Cirlei Aparecida Silva Costa RA:6785386431
Cleide Maria Teixeira da silva Souza RA: 6377228197
Josiane Moreira dos Santos RA:1299517707
Professora de EAD – Prof.ª. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Professor Tutor Presencial – Prof. Rodolfo Francisco
SÂO PAULO
2013
ETAPA 1:Filosofia e seus princípios fundamentais
A Filosofia e de relevante importância para a sociedade uma vez que trata o desenvolvimento do pensamento humano, em grande parte do desenvolvimento do pensamento humano e com a filosofia que aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores. E de grande importância na sala de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano.
As dificuldades de implantação da filosofia no currículo escolar dão-sepelo fato da filosofia não ser uma ciência exata, não ter um corpo imenso de conhecimentos que tenhamos de adquirir, por não possuir os conteúdos como na história, matemática e física.
Na filosofia existe uma infinidade de opiniões opostas, que parecem nunca chegar a um consenso mínimo. Usando entre outros métodos, a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências, etc.
Ensinar Filosofia é uma tarefa muito difícil, como criar o interesse em discussões, ideias, disputas, falhas em compreender certos fenômenos, etc.
A Filosofia (amor a sabedoria, ou amigo da sabedoria) consiste em explorar as fronteiras do conhecimento para descobrir problemas e tentar resolve-los, discutindo soluções com colegas, que concordam ou não com seus fundamentos, avançando pra outras possíveis soluções, apoiadas em outros argumentos, e mudando de opinião com a evolução humana e sua necessidade.
Assim, não há fórmula para ensinar Filosofia senão estimular e explorar o conhecimento além do esperado dos estudantes, fazendo-os enxergar as diversas possibilidades para resolução de conflitos.Não admira que a natureza da Filosofia provoque tanta perplexidade e desorientação nos estudantes e professores, na verdade se aprende muito em discussões de temas, mesmo sem conteúdos sistemáticos.
que filósofos apresentaram suas teses através de seus conhecimentos adquiridos.
Dentro de sala de aula o aluno não é questionado pelo professor sobre sua opinião em relação aos filósofos, se concordam ou não com suas teses, ideias entre outros; não lhes é aberto o direito de expor suas opiniões. Com tais proibições, o ato de filosofar dentro de sala de aula é totalmente restrito de acordo com os dizeres educativos. É através desses que se dá a difícil permanência da filosofia em âmbitos escolares.
A pessoa para discutir um problema em Filosofia, tem de saber discutir problemas, tem que ter lógica formal e informal, para aprender a pensar com mais clareza, traçando distinções, detectando e evitando erros de raciocínio. Para aprender e ensinar Filosofia precisa de dedicação e vontade de adquirir conhecimento amplo, com visões e opiniões diversas, e quem sabe chegar a um consenso. A Filosofia pode ser discutida em qualquer área por sua diversidade de assuntos e busca por conhecimento pleno.
A filosofia em âmbitos escolares vem tendo uma relutante permanência com o uso de seus critérios de uma aprendizagem com eficácia. Comecemos pela história da filosofia, é essa que deve de acordo com órgãos educativos, ser implantada em sala de aula. Trazer a história de grandes filósofos e fazer com que os alunos somente compreendam as teses dos filósofos que lhes são apresentados, sem espaço para questionamentos, pode levar os alunos a dúvidas sobre o porquê não filosofar? A partir disso é que vem o “problema”, pois somente dão ao aluno o direito de conhecimento de alguns dos mais importantes filósofos da história, não abrindo espaço para os demais filósofos.
ETAPA 2:COMO A SOCIEDADE PODE COMPORTAR DUAS REALIDADES TÃO DIFERENCIADAS”.
A sociedade atual está baseada em princípios de desigualdade e exploração entre as classes sociais. Nesse contexto, o processo educativo desenvolvido dentro das escolas também possui características que o tornam reprodutor das desigualdades sociais.
Percebe-se na realidade que a educação destinada a uma "minoria privilegiada" se difere totalmente daquela oferecida à "maioria excluída”, principalmente no que se refere à qualidade. Dentro de uma ideologia dominante, a educação é igual para todos, proporcionando as mesmas oportunidades, porém, a realidade existente serve para desmistificar esse fato ideológico. A escola em um processo sutil segrega e marginaliza a classe excluída da classe dominante.
Como foi visto na reportagem o no artigo proposto há uma diferença gritante na forma como a educação e tratada. Uma minoria tem acesso a uma educação tecnológica com um novo conceito pedagógico, enquanto a maioria e vitima de escolas sem estruturas mínimas e quando a tecnologia chega não se tem estrutura para comportá-la.
Como a educação reflete a sociedade em que vivemos as diferenças econômicas dentro dessa sociedade também vai aparecer na educação. Ficando claro que as diferenças econômicas e as divisões desiguais entre as classes sociais existentes irão sempre refletir na educação, e como boa educação gera seres pensantes não e interessante para os governantes propiciar uma educação de qualidade e com boa estrutura.
A Educação é a base fundamental em todo o processo de socialização de um ser humano, pois cabe a ela a incumbência de formar cidadãos cheios de conscientização e críticos.
O projeto apresentado para a sala de aula do futuro é extremamente audacioso para o padrão econômico do país, pois de um lado está uma escola onde a tecnologia mais aguardada por estudantes
...