Filosofia e sociologia aplicada a saude
Por: jannabarbosa • 11/9/2019 • Trabalho acadêmico • 987 Palavras (4 Páginas) • 1.395 Visualizações
[pic 1]
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE
Portfólio 1 – 2º Ciclo
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde, ministrado pela professora/Tutora: Adriana Duarte de Souza Carvalho da Silva
Janaína Barbosa dos Santos
8065586
GOVERNADOR VALADARES-MG
2019
INTRODUÇÃO
Até o presente momento estudamos as mudanças históricas e sociais referentes aos conceitos de saúde e doença e como filósofos refletiram sobre o corpo e o adoecimento do mesmo. Vimos que saúde, doença e corpo não tem uma definição ancorada unicamente no primado biológico, constituiu-se de uma visão biopsicossocial fruto de inúmeras discussões. Baseado na leitura dos textos indicados, elabore um texto de uma página discutindo o conceito sociológico de saúde e mostrando que de forma esse conceito pode tornar a prática do profissional da saúde mais humana, preservando a dignidade e a autonomia do paciente. Lembre-se de dar um exemplo prático, conforme sua área de estudos.
No principio a sociologia era vista pelos filósofos como uma ciência voltada a explicar a singularidade das sociedades modernas, industriais e capitalistas. Onde estavam ligadas diretamente para o meio de trabalho e rentabilidade, e o corpo tinha fundamental papel para o meio de produção, onde a saúde corporal era vista como o princípio para este meio e que tivessem indivíduos saudáveis para desenvolver a produção para obterem lucros.
Na idade da pré historias nos tempos remotos da civilização da humanidade o corpo era utilizado para os cuidados da caça, pesca e lutas para sobrevivência, onde ao passar do tempo isso foi desenvolvendo não só para papel do meio de sobrevivência e ao longo dos tempo fora visto que o cuidado do corpo é explicitamente ligados não só corporal, mas dependia do meio social e suas ações de vivencias e conhecimentos de higiene corporal.
Nos dias atuais com o avanço dos estudos das ciências e das doenças hoje temos uma visão mais ampla em relação a saúde pessoal, corporal e ética, onde a doença geralmente são crônicas, genéticas ou não, ou agravados em relação a alimentação desregrada, em relação a não praticar atividade física, da saúde mental e corporal são relativamente ligados, ao que somos e ao que fazemos, relacionados ao meio que vivemos e as condições financeiras dos indivíduos. Sendo então os meios de condições precárias ou saneante ou uma política de saúde local ruim ou de péssima qualidade que não abrange a demanda da polução , influenciadores da saúde da sociedade, positivamente ou negativamente.
Hoje uma política social publica, SUS ( Sistema Único de Saúde) fornece a saúde juntamente com as unidades de saúde em um trabalho de multiprofissionais, um Núcleo de Apoio a Saúde da Família ( NASF) atuando em promoção, restauração e proteção da saúde e bem estar, com profissionais de varias áreas trabalhando em conjunto a todos e a demanda das enfermidades presentes ou não das determinadas unidade da comunidade. São Nutricionistas, Psicólogos, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais e Educadores Físicos, isso tudo para fortalecer a saúde em visão de prevenir e alcançar os objetivos da comunidade, cada profissional na sua área de atuação da profissão, através também de palestras educativas, estudos de casos, busca e atendimento individual. Isso tudo melhorando socialmente e promovendo conhecimento a população.
O educador físico na saúde, entra para poder promover saúde corporal e bem estar para população, cuidando do bem estar físico e mental, ajudando pessoas a se fortalecerem como pessoas ativas e principalmente em saúde metabólica, transformando ou tentando transformar a geração em pessoas mais saudáveis. Uma forma de educar e orientar a população das doenças possíveis do sedentarismo dos hábitos de uma alimentação saudável e de valores nutricionais. Não só para esperar ficar doentes para procurarem um meio de “remediar”, mas um meio de prevenir doenças e promover saúde
...