Filosofia e Ética
Ensaio: Filosofia e Ética. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricmira2013 • 9/8/2014 • Ensaio • 343 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Universidade Federal Fluminense – Polo Nova Iguaçu
Ricardo Gustavo de Souza Miranda – matricula 14113110166
Atividade 1 – Filosofia e Ética
Questão 1
A história mostra a Grécia como uma comunidade de mesma língua e religião com destaque nas conquistas, no comércio e ramos como escultura, pintura e quem sabe a própria ciência.
Tal fato permitiu a expansão de suas fronteiras bem como o acúmulo de riquezas, propiciando uma genialidade que não abraçava apenas os problemas gregos mas pretendia de certa forma construir uma solução racional, objetiva e universal.
De certa forma, personagens, dessa história, tais como Homero, Péricles, Thales de Mileto , Sócrates, Platão , Aristos teles, dentre tantos outro foram fundamentais para o nascimento e progresso da filosofia.
Entre as razões para que a Grécia seja considerada o berço do nascimento da filosofia podemos ainda citar o exemplo da democracia de Atenas, a biblioteca de Alexandria bem como a academia de Platão
A filosofia pode ser considerada um esforço para resolução dos problemas da sociedade e a Grécia procurou responder essas questões através dos seus filósofos e visando, acima de tudo, construir uma história própria e humanitária.
Questão 2
A palavra filosofia tem por significado : philo (amigo) e sophia( sabedoria), ou seja, filosofo seria o amigo da sabedoria. Mas como diferenciar filosofia e senso comum??
Vamos observar que a filoso fia seria a busca e a discussão pela verdade e pelo saber, em contrapartida o senso comum seria aquele conhecimento inicial, empírico e comum, nem sempre verdadeiro, diferentemente da filosofia, que busca a verdade através de métodos racionais e objetivos.
Questão 3
A ciência e a filosofia são baseadas na razão e na verdade. Entretanto a ciência é um método investigativo cujo objetivo é a certeza que busca uma relação de causa e efeito que se forma pelo conjunto das partes. A filosofia, por sua vez, tem a pretensão do todo ou seja o estudo dos porquês bem como o motivo.
Destacamos ainda que para a ciência importa as causas imediatas enquanto a filosofia trabalha com causas finais.
...