TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia escala cromática

Seminário: Filosofia escala cromática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Seminário  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

equivalência entre as notas de modo que nenhuma delas funcione como pólo de atração para o qual tenderiam acordes e notas de uma escala. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar ao fim da série, para recomeçar.

D-) No dodecafonismo as notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, ou seja, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica. As notas são organizadas em grupos de doze notas denominados séries as quais podem ser usadas de quatro diferentes maneiras: série original; série retrógrada (a série original tocada de trás para frente); série invertida (a série original com os intervalos invertidos) e retrógrada da inversão (a série invertida tocada de trás para frente). Todo o material de alturas utilizado em uma composição dodecafônica, seja melódico (estruturas horizontais) quanto harmônico (estruturas verticais).

E-) Hans Joachim Koellreutter.

F-) A música de nosso século passou por inúmeras transformações. No início do séc. XX, Debussy ainda usava os sons musicais para sugerir imagens de um modo similar ao das pinturas impressionistas. Suas harmonias, embora inovadores, não representaram um grande desafio para o público. Verdadeiro choque veio com o baléA Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. Com seu ritmo violento e "martelente" causou um verdadeiro impacto no público durante sua primeira apresentação em Paris. Simultaneamente, Arnold Schoenberg desenvolvia o seu sistema musical dodecafônico, música de doze tons, no qual o sentido de uma tonalidade é eliminado.

Mais tarde, outros compositores adotaram este sistema, como Karlheinz Stockhausen.

Um movimento posterior foi o da música aleatória, na qual os sons produzidos são escolhidos pelos músicos durante a execução (o compositor escreve somente indicações gerais) ou mesmo pelo acaso. O prIncipal compositor deste movimento foi John Cage.

Em suas composições ele usou toda espécie de som, do ruído estático de rádios e trechos falados gravados.

A corrente da música minimalista que surgiu no início da década de 60 traz a repetição, ou a variação gradual de um pequeno tema durante um longo período. Philip Glass, Steve Reich e Arvo Part estão entre os mais importantes compositores minimalistas.

G-) A atonalidade não atingiu a música popular com o grande furor que causou na música erudita. Porém, podemos perceber a influência em grandes compositores do século XX em diversas áreas da música. A música atonal teve importante papel na história, fez-nos questionar qual a importância da tonalidade para a música. Fez-nos acreditar que a música pode ser feita sim sem uma nota central. O método dodecafônico foi criado para melhor organizar a música atonal.

9-) (D)

CAPITULO 6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com