Filosofia jurídica
Tese: Filosofia jurídica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FernandaThays • 14/5/2014 • Tese • 263 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Filosofia Jurídica
Caso concreto, aula 3
Resposta:
1) 1 - Podemos considerar a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique.
Não. A politicagem é um sistema de idéias e de comportamentos [racionais ou mesmo não racionais] caracterizado pela utilização de técnicas abusivas do poder.
E a Filosofia Política investiga as relações humanas em sentido coletivo.
2 - Com base na problematização do texto acima, pesquise e, após, apresente à turma uma definição filosófica para política?
A política é uma atividade orientada ideologicamente para a tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objetivos. Também pode ser definida como sendo o exercício do poder para a resolução de um conflito de interesses. A utilização do termo passou a ser popular no século V a.C., quando Aristóteles desenvolveu a sua obra intitulada precisamente “Política”.
Filosofia Jurídica
Caso concreto, aula 4
Resposta:
1) Que tipo de liberdade, definida pelos antigos, percebemos nesta entrevista? Justifique.
Liberdade de expressão. A maioria dos ideais políticos modernos como justiça, a liberdade, o governo constitucional, surgiu na Grécia antiga.
2 - Pelo que você leu na entrevista acima e, pelos seus conhecimentos acerca da forma como a Antiguidade relacionou ética e política, pesquise e apresente em sala de aula exemplos atuais para o sentido de liberdade apontada na questão anterior.
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros.
...