Filosofos
Resenha: Filosofos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabedoria189 • 2/5/2013 • Resenha • 361 Palavras (2 Páginas) • 596 Visualizações
Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês. Criou a corrente de pensamento chamada "Positivismo". Em sua obra afirma que o espírito positivo, que compreende a inteligência, os sentimentos e as ações positivas, é maior e mais importante que a mera cientificidade, que abrange somente questões intelectuais.
Florestan Fernandes (1990-1995) foi um político e sociólogo brasileiro, considerado fundador da sociologia crítica no Brasil. O sociólogo desenvolveu estudos referentes às sociedades indígenas e ao processo de dependência da América Latina em relação aos Estados Unidos. Escreveu um livro que abordava questões sobre a resistência que a classe dominante brasileira tinha a mudanças sociais.
Herbert Spencer (1820-1903) foi um filósofo inglês, um dos maiores representantes do positivismo na Inglaterra. É considerado o fundador da teoria do darwinismo social. Escreveu abordando questões sobre o bem estar social e suas condições. Também sobre os “Primeiros Princípios”, leis gerais da evolução do universo. Outros volumes de sua obra tratavam sobre os princípios da evolução biológica, psicologia e sociológica.
John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês. Fundador do empirismo. Em sua obra contestava o absolutismo e a doutrina do direito divino dos reis. Afirmava que todos os homens ao nascer tinham direito à vida, à liberdade e à propriedade. Sua teoria criticava o direito divino do rei, afirmando que os regimes de governo eram criação humana e que não tinham origem nas questões religiosas.
Michel de Montaigne (1533-1592) foi um escritor e ensaísta francês, o inventor do gênero ensaio. No fim da vida viveu de forma reclusa a fim de escrever o que seria seu trabalho central. Onde discorria sobre assuntos relevantes da época. A maneira que escrevia, como um simples observador e abordando pontos de vista bastante pessoais acabou por criar um novo gênero, o ensaio. Sua proposta era mais questionadora e crítica, pois não estava preocupado em estabelecer teses científicas.
Todos estes autores de alguma forma marcaram sua época. Seja pelas obras que escreveram ou por serem criadores de teorias. Sendo a maioria destes atuantes na área da filosofia e alguns até se envolveram na política de forma atuante. Grandes pensadores que nos deixam princípios, teorias e experiências para nos auxiliar até os dias de hoje no ambiente da educação.
...